CED07deTaguatinga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CED07deTaguatinga

Forum Educacional
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Fórum - 2º ano A

Ir para baixo 
+19
marcos_leonardo
iara souza
suelayne
iarle
Paulo 2A
nathy
marianny
Jackson
mayh
Raíssa Cristina
ellen
Ana Carolina Santos
Victor
chrislayne
Danny s2
Thereza Cristina
Pollyne
Fernanda C.
Gasparina
23 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Gasparina
Moderadores
Moderadores



Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/08/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQui Set 10, 2009 8:58 pm

Sejam bem-vindos ao Fórum de Biologia do Centro Educacional 07 de Taguatinga. Bons estudos! Fórum - 2º ano A Icon_biggrin

Atividade avaliativa
Valor: 2 pontos
Período: 11/09/2009 a 26/09/2009

Considerando opiniões de pesquisadores favoráveis e desfavoráveis ao cultivo de plantas transgênicas, discuta as vantagens e desvantagens desses organismos considerando impactos ecológicos e produção de alimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda C.
Aluno
Aluno
Fernanda C.


Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQui Set 24, 2009 3:15 pm

PLANTAS TRANSGÊNICAS

Antes de discutirmos o assunto, vamos entender um pouco sobre,
plantas transgênicas: São, aquelas que sofreram mutações genéticas mudando seu DNA. Assim modificando ou criando novos tipos de plantas e frutos, como a melancia sem caroços.
Este método é introduzido em um programa de melhoramento para o desenvolvimento de novas cultivares e é discutido em vários países, inclusive aqui no Brasil com polêmica, pois, diz a respeito da biossegurança.
As empresas de biotecnologia, buscam nesta técnica o melhoramento agrícola, ajudando na diminuição de fome e melhoramento de saúde no mundo. Mas nós como a sociedade e cidadãos, não podemos cair nessa, Afinal, a biotecnologia não é capaz de acabar com a fome no mundo, e devemos acreditar que não estão usando este método para o melhoramento da saúde, mas sim para enriquecer suas empresas mais e mais.

Algumas vantagens são:

- alimentos que poderão ser modificados com vitaminas, assim ajudando no enriquecimento de nutrientes do homem;
- Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Para passa produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A;
- Melhoramento de produção, aumentando o cultivo e enriquecendo o mercado agrícola;
- Alimentos criados que podem prevenir doenças;
- Plantas e frutos com um sistema de autodefesa de insetos, sem precisar de inseticidas.
- O Alimento pode se prevenir contra secas e geadas.

Algumas desvantagens são:

- Os genes são transferidos de espécies que não se relacionam, assim podendo misturar genes de plantas com animais, de humanos com animais, etc. Assim podendo quebrar a barreira que existe entre cada espécie;
- O lugar onde o gene é aplicado não pode ser controlado completamente, então podendo causar resultados não esperados;
- Essas plantas modificadas, também estão sendo usadas em usos farmacêuticos. Podendo então, misturar genes com outras plantas normais, ou até em plantas utilizadas como alimentos;
- Pessoas que possuem alergias a certos tipos de proteínas produzidas por plantas, podem ser prejudicadas, pois, a produção de plantas transgênicas pode aumentar o índice de alergias.

Produção

As plantas transgênicas, são feitas transferindo genes de uma espécie de planta para outra, sem cruzamento entre as espécies. Assim formando novos tipos de plantas ou alimentos.
No Brasil já foram modificados algumas plantas como, a alface, amendoim, batata, cana-de-açúcar, eucalipto e fumo.

IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS

Este assunto é polêmico, causando discussões ambientais, mas também sociais.
Alguns pesquisadores ressaltam dizer, que é necessário a segurança biológica das conivências das tecnologias, pois, este é um assunto muito sério. Corremos um sério risco, se não usarmos de forma correta os recursos da natureza, estaremos correndo um sério risco de se extinguir da natureza por meio de 50 anos, com o uso desordenado da biodiversidade. Hoje a taxa de extinção de espécies é mil vezes maior que a taxa histórica medida a 50 anos.
Alguns países como Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Japão e França têm mostrado oposição em relação aos alimentos modificados. Esses alimentos modificados, podem ser perigosos para o nosso organismo, na Inglaterra estudos confirmaram, ratas que se alimentaram de produtos modificados, sofreram algumas complicações em seu desenvolvimento.
Empresas como a Nestlé, divulgou que não irá usar esse tipo de alimentos em seus produtos.
A biotecnologia segundo alguns cientistas, têm sido eficaz, pois pode diminuir o uso de inseticidas em alimentos na natureza, e que a biotecnologia pode contribuir diretamente com a redução dos custos de produção.

Segundo André Luiz de Souza Lacerda,
“ É preciso salientar que nada tem risco zero. Que ninguém pode prever o imprevisível, nem mesmo a ciência. Para isso devemos trabalhar sempre com risco mínimo e os produtos devem ser muito bem testados e analisados antes da liberação para consumo humano ou animal. No caso de produtos transgênicos, cada um deve ser analisado especificamente. O que precisamos é ter conhecimento do assunto. ”
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.twitter.com/naaandoca
Pollyne
Aluno
Aluno
Pollyne


Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQui Set 24, 2009 5:37 pm

Vantagens:

Visualiza-se que nos próximos anos pode-se ter ganhos expressivos em diversos setores da sociedade, como por exemplo nas indústrias de alimentos (produtos com maiores qualidades de cor, sabor, textura, rendimento) e farmacêuticas (plantas que ofereçam produtos farmacêuticos ou de maior efeito médico).

Desvantagens:

Por outro lado é preciso investir em ciência básica para estabelecer protocolos adequados às condições ambientais e a biodiversidade própria do território nacional. Devem ser criados mecanismos públicos de controle, monitoramento e avaliação dos riscos ambientais e sociais causados pela biotecnologia e seus produtos.

Impactos Ambientais e Sociais:

Apesar disso, uma em cada sete pessoas passa fome no mundo . o problema da fome está, portanto, intimamente ligado com as desigualdades sociais. Assim sendo, a engenharia genética, pelo menos até o momento, não se mostrou capaz de ser uma alternativa para solucionar o problema. Pelo contrário, a falsa idéia de que a biotecnologia é a solução, permite que governos e indústrias se distanciem do seu compromisso político de lidar com as desigualdades sociais que levam à fome.

O futuro da pesquisa baseada na biotecnologia deverá ser determinado por uma relação de forças, e não há razão para que os agricultores e o público em geral, devidamente fortalecidos, não consigam influenciar o rumo da biotecnologia para atingir os objetivos sustentáveis.







Pollyne Machado nº: 31 2º "A"
Ir para o topo Ir para baixo
Thereza Cristina
Aluno
Aluno
Thereza Cristina


Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQui Set 24, 2009 6:29 pm

Transgênicos são organismos geneticamente modificados, cujo material genético foi alterado com uma tecnologia que permite a introdução de genes específicos de um organismo num outro, a fim de conseguir aprimorar a qualidade do produto (animal, vegetal, grão, fruta etc). Através da modificação genética, técnicas que incluem DNA recombinante, introdução direta em um ser vivo de material hereditário de outra espécie, incluindo micro-injeção, micro-encapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização com criação de novas células ou combinações genéticas diferenciadas, ou seja, que não encontramos na natureza.Os Transgênicos são seres vivos criados em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem "cortar e colar" genes de um organismo no outro, mudando a forma do organismo e manipulando a sua estrutura natural a fim de obter características específicas.

Vantagens
Resistência à doença, tolerância a herbicidas, resistência a insetos, menor acumulação de metais pesados, maior resistência e durabilidade na estocagem
e armazenamento,alimentos mais nutritivos, aumento na produção de alimentos,desenvolvimento de espécies com características desejáveis,redução do dinheiro gasto em pesticidas,podem ser cultivados em solos que normalmente não estão aptos para ser cultivados.

Desvantagens

Riscos para a saúde humana:
Resistência das bactérias existentes no organismo humano a antibióticos,alterações no sistema imunológico e em vários órgãos vitais,alergias alimentares,redução de substâncias benéficas
inclusive que protegem contra o cancro, evidencias científicas de ação
cancerígena,problemas gastrointestinais.
Riscos para o meio ambiente:
Perda da diversidade genética na agricultura,variedades de plantas susceptíveis ao ataque de pragas e doenças,poluição genética, surgimento de superpragas,extermínio de insetos benéficos para a agricultura,mudanças na vida microbiana do solo,Irreversibilidade dos impactos na Natureza.
Pontos positivos dos alimentos transgênicos
- Aumento da produção de alimentos;
- Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);
- Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

Pontos negativos dos alimentos transgênicos

- Aumento das reações alérgicas;
- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
- Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

Alguns países que cultivam alimentos transgênicos

Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canela, milho.
União Européia: tomate, canola, soja, algodão.
Argentina: soja, milho, algodão.


"Os críticos dos alimentos geneticamente alterados dizem que a ciência não tem controle total sobre o funcionamento dos genes. Para eles, as pesquisas devem ser aprofundadas antes que os novos produtos sejam liberados. No caso da soja modificada, existe o temor de que a substância EPSPS provoque efeitos inesperados no organismo dos consumidores, como alergias ou outro tipo de doença. Mesmo que o gene tenha sido preparado em laboratório para funcionar apenas nas folhas, e não nos grãos – a parte comestível da planta –, não há como garantir que eles atuarão da forma programada.

Nome:Thereza Cristina 35
Ir para o topo Ir para baixo
Danny s2
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 30
Localização : Taguatinga

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Plantas Transgenicas   Fórum - 2º ano A EmptySex Set 25, 2009 9:21 pm

[img][/img]
Plantas transgênicas

São plantas geneticamente modificadas,ou seja organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contem materiais genéticos de outros organismos.

A palavra transgênico está cada vez mais presente no dia-a-dia dos que se vêem obrigados a optar pela aceitação ou não de produtos sobre os quais pouco conhecem. De um lado, há a promessa de um futuro ambientalmente mais saudável e de uma agricultura mais produtiva; do outro, a ansiedade gerada pela pouca informação acerca da qualidade dos produtos transgênicos e pelo medo do desconhecido, inerente a todos os seres humanos.
Polêmicas à parte, o fato é que o Brasil terá de produzir alimentos suficientes para uma população duas vezes maior nas próximas décadas e isso certamente não será possível sem a expansão intensiva da fronteira agrícola e de migrações em massa, o que resultaria em impactos graves em nossa biodiversidade.



Impactos ambientais e sociais



O tema alimentos transgênicos tem causado muitos debates, por ser extremamente polêmico, tanto do ponto de vista ambiental, como social.

Há pesquisadores que ressaltam que é necessário medir a segurança biológica da convivência das tecnologias com a sobrevivência dos organismos vivos. Precisamos estar atentos à relação entre a biotecnologia e a biodiversidade. Afirmam que se não usarmos de forma sustentável os recursos da natureza, a vida na Terra corre o risco de se extinguir dentro de 50 anos. Com o uso desordenado da biodiversidade, a taxa de extinção das espécies, hoje, é mil vezes maior que a taxa histórica medida há 50 anos. Até o final do século, calcula-se que três quartos das espécies estarão extintas. Ela afirmou ainda que outro fator que colabora para a extinção é a própria migração humana.Pela tecnologia do DNA recombinante, genes de praticamente qualquer organismo, podem ser isolados, caracterizados, modificados e transferidos para qualquer outro organismo onde, sob o comando de promotores adequados, se expressam em quantidades desejadas em células e tecidos específicos, sob preciso controle temporal. Foram, assim, eliminadas as barreiras biológicas que isolaram os genomas, como conseqüência de milhões de anos de evolução.

Alguns Paises que consomem alimentos Transgênicos são:
Argentina: soja, milho, algodão;Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canola, milho;União Européia: tomate, canola, soja, algodão.


Vantagens


A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada. Isso garante estabilidade dos preços e custos de produção. Um microrganismo geneticamente modificado produz enzimas usadas na fabricação de queijos e pães o que reduz o preço deste ingrediente.
O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Pará passa produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A.
Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos.
O alimento pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas geneticamente modificadas para produzir vacinas, ou iogurtes fermentados com microrganismos geneticamente modificados que estimulem o sistema imunológico.
Menos fertilizantes,menos agrotóxicos,melhor qualidade dos alimentos e crescimento mais rápido.


Desvantagens

Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem.Existem evidencias de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais.
introdução em espécies selvagens de genes que possam causar resistência, tornando essa espécie uma praga, bem como, os transgénicos são um opositor às respectivas espécies naturais, levando à sua extinção.
Organismos antes cultivados para serem usados na alimentação estão sendo modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.
Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto.


Aluna:Danielly Cristina 06
Ir para o topo Ir para baixo
chrislayne
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySáb Set 26, 2009 3:51 pm

Plantas Transgênicas
Resumidamente dizendo, as plantas Transgênicas, são mais resistentes ás pragas, e apresentam maior rendimento. Suas desvantagens é que não sabemos qual o impacto que elas podem provocar ao meio ambiente, e quais reações podem ocorrer no nosso organismo.

Explicação:
Vantagens:
As plantas podem ser enriquecidas com um componente nutricional essencial. A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada. Isso garante estabilidade dos preços e custos de produção. Um microorganismo geneticamente modificado produz enzimas, sem falar da pureza e a estrutura do ingrediente e permiti maior flexibilidade para as indústrias.

Desvantagens: O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados. Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidencias de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alegrias em relação a cultivos convencionais.


Chrislayne nº05 2º ano A
Ir para o topo Ir para baixo
Victor
Aluno
Aluno
Victor


Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 30
Localização : Taguatinga

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySáb Set 26, 2009 10:05 pm

Alimentos Transgênicos


Os alimentos transgênicos são aqueles que têm o seu DNA modificado em laboratório, sem cruzamento dos genes, apenas colocando características especificas nos alimentos.

Os alimentos transgênicos estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.

Os alimentos transgênicos são uns dos maiores responsáveis pela maior qualidade dos alimentos, aumentando a quantidade de vitamina, nutrientes, etc.

Os alimentos transgênicos trazem muitas vantagens, entre elas podemos destacar:

· O aumento da produtividade alimentos em 15 a 25%;

· A inserção de vitaminas e nutrientes;

· A melhora da durabilidade dos alimentos;

· Plantas resistentes a pragas, fungos e insetos, sem o uso de inseticida;

· E até mesmo como biorreatores, para a produção de vacinas e anticorpos.

Mas os alimentos transgênicos não trazem somente benefícios, esse tipo de alimento causa revolta em muitas pessoas que não são a favor, pois esses alimentos apresentam desvantagens de acordo como é manipulado. Entre algumas desvantagens podemos destacar:

· Somente alguns laboratórios são fiscalizados pela Comissão Nacional Técnica de Biosegurança CTNBio;

· O custo para a produção em alta escala desses alimentos é muito elevado;

· O aumento das reações alérgicas, devido à alteração do DNA;

· Devido à característica de prevenção de pragas, esses alimentos acabam matando também animais que os beneficiam como abelhas, minhocas, e também outras plantas;

· E a mistura de genes pode quebrar limites de cada espécie.
Impactos Ambientais


O cultivo de alimentos pode causar diversos impactos no nosso meio ambiente, podendo causar problemas na biodiversidade, e até mesmo destruir a natureza e extinguir diversos animais e plantas da nossa fauna e flora.

Podemos destacar entre uns dos principais impactos ambientais:

· A perda da biodiversidade;

· Conseqüências desconhecidas até mesmo para os cientistas;

· O aumento do uso de agrotóxicos;

· A mutação das pragas e insetos, fazendo aumentar o uso de pesticidas;

· E a falta de segurança alimentar.
Conclusão


O uso de alimentos transgênicos não traz somente benefícios para os agricultores e empresário, esse tipo de alimento muitos benefícios para os consumidores, pois eles são mais saborosos, demoram mais a estragar, pois sua durabilidade acaba sendo maior, apresentam mais vitaminas. E apesar de terem bastantes vantagens apresentam malefícios como, reações alérgicas, perda de biodiversidade, etc.

É um assunto bastante polêmico, pois cada pessoa se posiciona de forma diferente diante do assunto e apesar de toda essa diversidade de opiniões não se devem ter opiniões formadas, pois a ciência ainda não mostra dados corretos e concretos sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de alimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Carolina Santos
Aluno
Aluno
Ana Carolina Santos


Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/09/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySáb Set 26, 2009 10:43 pm

Plantas Transgênicas


Pela tecnologia do DNA recombinante, genes de praticamente qualquer organismo, podem ser isolados, caracterizados, modificados e transferidos para qualquer outro organismo onde, sob o comando de promotores adequados, se expressam em quantidades desejadas em células e tecidos específicos, sob preciso controle temporal. Foram, assim, eliminadas as barreiras biológicas que isolaram os genomas, como conseqüência de milhões de anos de evolução.

A transformação genética de vegetais permite a introdução de genes específicos no genoma de cultivares comerciais. Esta tecnologia vem auxiliar os programas de melhoramento, permitindo o fluxo de genes para plantas, os quais seriam impossíveis de serem transferidos através de cruzamentos sexuais ou fusão de gametas. As plantas obtidas no processo de transformação genética devem ser introduzidas em um programa de melhoramento para o desenvolvimento de novas cultivares.

O uso de plantas geneticamente modificadas tem gerado uma séria polêmica em diversos países, inclusive no Brasil, no que diz respeito à biossegurança e a rotulagem dos produtos comercializados. As empresas de biotecnologia, por sua vez, buscam associar os cultivos transgênicos ao novo paradigma agrícola, capaz de resolver os problemas mundiais de alimentação e saúde. Porém, a sociedade já começa a perceber que a pressão e a urgência para a introdução dos cultivos geneticamente modificados nada têm a ver com a solução da fome e da pobreza dos países do Terceiro Mundo, nem com a proteção ambiental. Mas, sim, com o retorno imediato dos vultuosos investimentos feitos por estas grandes companhias, prevalecendo, então, os interesses comerciais. A biotecnologia não pode isoladamente resolver todos os problemas da fome, podendo fazer parte de um programa de crescimento global da agricultura, baseado no desenvolvimento econômico e educacional.


Existem vários tipos de plantas transgênicas à disposição no mercado, cada uma delas oferecendo diferentes características, como resistência a herbicidas químicos, a insetos predadores ou a viroses que atingem as lavouras.

O cultivo de plantas resistentes a herbicidas químicos resulta em áreas muito extensas de monoculturas resistentes a apenas um determinado agrotóxico. A utilização em larga escala de um herbicida químico gera o risco de contaminação, empobrecimento do ecossistema da área cultivada e de extermínio de lavouras não-transgênicas próximas.

As plantas transgênicas resistentes a insetos produzem toxinas que afetam apenas algumas espécies predadoras, de modo que as lavouras continuem suscetíveis às demais pragas, permanecendo a necessidade de utilização de pesticidas químicos. A diminuição violenta ou o desaparecimento das espécies de insetos afetadas pelas toxinas das plantas transgênicas podem desencadear um desequilíbrio na cadeia alimentar, causando perda da biodiversidade. Existe também o risco de desenvolvimento de resistência à toxina pelas espécies-alvo, o que já ocorreu amplamente com os pesticidas químicos.

A resistência a viroses é obtida através da inserção de genes virais no genoma da planta. A utilização dessa técnica pode levar a uma recombinação entre os genes virais inseridos e os genes dos vírus que venham a infectar as plantas, podendo levar ao surgimento de novos e mais violentos tipos de vírus


VANTAGENS DAS PLANTAS TRANSGÊNICASA


Tecnologia GM tem sido utilizada para produzir uma variedade de plantas para alimentação, principalmente com características preferidas pelo mercado, algumas das quais têm se tornado sucessos comerciais. Os desenvolvimentos resultantes em variedades comercialmente produzidas em países como os Estados Unidos e Canada têm se centralizado no aumento de vida em prateleira de frutas e vegetais, dando resistência contra pragas de insetos ou viroses, e produzindo tolerância a determinados herbicidas. Enquanto essas características têm trazido benefícios aos agricultores, os consumidores dificilmente notaram qualquer benefício além de, em casos limitados, um decréscimo nos preços devido a custos reduzidos e aumento da planta.


RISCOS DOS TRANSGÊNICOS NA SAÚDE


Por ser desconhecida a extensão das modificações geradas pela manipulação genética, o consumo de produtos transgênicos representa um risco à saúde. A construção de plantas transgênicas é um processo de conseqüências imprevistas, pois a inserção de novos genes podem levar ao aparecimento de características inesperadas, como proteínas alergênicas ou toxinas. No que se refere à saúde humana, teme-se que alimentos produzidos com organismos geneticamente modificados possam aumentar, intencional ou inadvertidamente, o nível de toxinas naturais já existentes em muitas plantas, produzindo enfermidades diversas, assim como provocar novas alergias, gerar resistência a antibióticos (usados nessas plantas transgênicas)



DESVANTAGENS DOS TRANSGÊNICOS


Ao liberar os transgênicos, o país deixa um nicho do mercado europeu, que não quer comprar produtos geneticamente modificados.

Quem é contra, afirma que não há pesquisa suficiente sobre o assunto.

Pequenos agricultores teriam dificuldades em ter acesso aos transgênicos.

Poucas empresas detêm o conhecimento para o desenvolvimento de transgênicos.

O Brasil só tem a ganhar se mantendo livre de transgênicos, que prejudicam a natureza e contaminam variedades convencionais, diminuindo a liberdade de escolha de agricultores e consumidores

VANTAGENS DAS PLANTAS TRANSGÊNICAS


Resistência a pragas.
Colheitas mais abundante.
Tolerância a pressões bióticas o e abióticas.
Uso de terras marginalizadas.
Benefícios nutricionais.
Vacinas e produtos farmacêuticos derivados de plantas transgênicas.

COMO É FEITA PLANTA TRANSGÊNICA



1. Separa-se uma célula do microorganismo (uma bactéria, por exemplo) cujo gene será usado para conferir a característica desejada à planta (como resistência a herbicidas). Da célula, retira-se uma molécula de DNA e, desta, isola-se o gene responsável pela produção da enzima imune a herbicidas.

2. O gene isolado é modificado em laboratório e produzido em série, sinteticamente. Cada gene sintético tem um marcador (uma marca) que designa sua capacidade de resistir ao herbicida e que também vai garantir que o gene se manifeste dentro da célula da planta.

3. Os genes sintéticos são, em seguida, misturados com partículas de ouro e colocados dentro de um equipamento chamado “Particle gun”, que vai bombardeá-lo no núcleo das células da planta.


•TIPOS DE PLANTAS TRANSGÊNICAS EXISTENTES, MAIS UTILIZADAS E DISCUTIDAS:


Milho com gene Bt (Bacilus thuringiensis) que confere resistência a insetos lepidópteros
Milho e soja RR (Round up Ready) que confere resistência ao herbicida Roud up, cujo princípio ativo é o glifosate.
Algodão com os genes Bt (Bacilus thuringiensis) e RR (Round up Ready).
Batata Achat com resistência a vírus PVY(mosaico da batata) onde se conseguiu introduzir o gene da capa protéica do próprio vírus, onde a batata com esse gene mostra resistência ao vírus PVY


Argentina - batata, girassol, Lupinus e trigo;
Brasil - alface, amendoim, batata, cana-de-açúcar, eucalipto e fumo;
Chile - batata e pimentão;
Colômbia - arroz e mandioca;
Cuba - arroz, banana, batata, batata-doce, cana-de-açúcar e mandioca;
México - milho;
Peru - batata;
Trindade - cacau e Anturium;
Venezuela - batata;
Uruguai - batata


Alimentos transgênicos

São alimentos cuja embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias,...) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água. Porém, deve-se ressaltar que o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos diminui imensamente com o uso dos transgênicos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para o problema. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar até 5 aplicações de herbicida, enquanto que uma lavoura transgênica Roundup Ready (resistência ao herbicida glifosato) utiliza apenas 1 aplicação.
















Ana Carolina Santos
nº 01
lol!


Última edição por Ana Carolina Santos em Sáb Set 26, 2009 10:50 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ellen
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/09/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: ALIMENTOS TRANSGêNICO   Fórum - 2º ano A EmptySáb Set 26, 2009 10:43 pm

ALIMENTOS TRANSGêNICOS:SÃO
ORGANISMO MODIFICADOS GENETICAMENTE


VANTANGENS: OS ALIMENTOS MODIFICADAS GENETICAMENTE TEM UM VALOR
NUTRICIONAL MAIOR.


O ALIMENTO PODE
TER A FUNÇÃO DE PREVINIR, REDUZIR OU EVITAR RISCOS DE DOENÇAS, ATRAVÉS DE PLANTAS
GENETICAMENTE MODIFICADAS


DESVANTAGENS: O LOCAL EM QUE
O GENE É COLOCADO NÃO ESTA SOBRE CONTROLE POIS
AFETA AS OUTRA PARTES TAMBÉM.


A INVASÃO DE
PESTES,
DOENÇAS E ERVAS DANINHAS SEMPRE É MAIOR EM LUGARES QUE PLANTAM
O MESMO TIPO DE CULTIVO.


Cultivos
transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos
convencionais.

2º A ELLEN CRISTINA nº09
Ir para o topo Ir para baixo
ellen
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/09/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySáb Set 26, 2009 11:02 pm

ORGANISMOS GENETICAMENTE
MODIFICADOS


VANTANGENS: Produção de alimentos de
maior qualidade nutricional e menor noção de percepção



Aumentar a produção de alimentos com
redução nos custos de produção




Produção
de anticorpos em plantas transgênicas e a possibilidade de as distribuição
em massa;



Desvantagens: Prejudicar seriamente o tratamento de algumas
doenças de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes
de resistência antibiótica
.


Aumento das alergias pela transferência de genes de uma
espécie para a outra porque a alergia é causada pelas proteínas que são
produzidas por determinada espécie e a transferência de genes pode levar a esta
característica de se fabricar mais ou outra proteína



PATRIK ESVANNIER2ºA nº28
Ir para o topo Ir para baixo
Thereza Cristina
Aluno
Aluno
Thereza Cristina


Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySáb Set 26, 2009 11:52 pm

Como a Fernanda disse que "os alimentos transgênicos podem ser perigosos para o nosso organismo", e o Victor que “o cultivo de alimentos transgênicos podem causar diversos impactos no meio ambiente, podendo causar problemas na biodiversidade, e até mesmo destruir a natureza e extinguir diversos animais e plantas da nossa fauna e flora”,notando estes fatores que possam vim a acontecer em minha opinião deve-se primeiramente ser feita mais pesquisas, para que esses alimentos possam ajudar e não causar mais danos em nossa natureza e em nossa saúde.
Enquanto tem 'empresas' que não irão usar alimentos transgênicos como a Nestlé que a Fernanda citou há também 'empresas' que irão usar. A países que já estão cultivando os alimentos transgênicos como os Estados Unidos,União Ibérica e Argentina.

Thereza Cristina 35
Ir para o topo Ir para baixo
Victor
Aluno
Aluno
Victor


Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 30
Localização : Taguatinga

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyDom Set 27, 2009 1:23 pm

Concordo com a opinião da Thereza, porque hoje esse tipo de alimento pode causar muitos danos as pessoas e a natureza, mas talvez com o estudo para aprimorar esse tipo de alimento ajude, para que ele deixe de causar problemas e vire solução para muitos problemas do nosso planeta.

Victor Gabriel 38
Ir para o topo Ir para baixo
Raíssa Cristina
Aluno
Aluno
Raíssa Cristina


Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyDom Set 27, 2009 4:36 pm

Plantas Transgênicas

Definição:
São vegetais que contêm um ou mais genes que são introduzidos por meio da técnica da transformação genética. Essa técnica permite que um ou mais genes,denominados transgenes,isolados bioquimicamente e colocados numa célula ,a qual se multiplica e dá origem a outra planta que possui cópias exatas de tais genes.Os genes introduzidos não são da mesma planta.Assim,a planta deixa de ser naturalmente por polinização,e passa a ser, geneticamente modificada.Lembrando que as plantas transgênicas é formada e montada pela participação do DNA.

Vantagens das Plantas Transgênicas:
Nos países industrializados, há claras evidencias de que o uso de plantas transgênicas resulta em benefícios significativos, como: maior rendimento das culturas, custos agrícolas reduzidos,maiores lucros para o agricultor,melhoria para o meio ambiente.

Desvantagens das Plantas Transgênicas:
É claro que existem possíveis riscos, como: o perigo de introduzir substâncias prejudiciais à saúde;possibilidades de culturas transgênicas modificarem o gene de resistência à antibióticos em animais e seres humanos; há possibilidades também de pragas ou insetos desenvolverem resistência à toxinas por culturas geneticamente modificadas,o risco dessas toxinas afetarem outras pragas ou organismos que não representam riscos.

Cultivo das Plantas Transgênicas:
O processo de transformação genética representa uma alteração substancial na forma como se modifica as características das plantas.
Cruzamento Natural: O pólen contido nas flores das plantas é trocado por meio do ar,de insetos e de morcegos.
Cruzamento Manipulado: O pólen é trocado pelo pesquisador,no laboratório,a fim de obter uma planta com as características que ele deseja.Ex:Resistência à doenças;maior produtividade;Tolerância ao frio e ao calor.

☺️Curiosidades sobre as Plantas Transgênicas☺️:

Uma investigação feita na Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica de Jerusalém conseguiu através da transformação genética da Nicotina Tabacum (planta do tabaco) produzir colágeno humano recombinante para uso em cirurgias estéticas e reconstrutivas. Até recentemente, grande parte do colágeno produzido era de origem animal o que levantava muitas preocupações com as doenças infecciosas transmitidas de animais para os seres humanos, o que em alguns países, como o Japão, levou à proibição do uso de colágeno em humanos de origem animal. A pesquisa mostra muitas vantagens do colágeno derivado de plantas GM – geneticamente modificadas, como o fato de estarem isentas de quaisquer potencial viral. "É mais seguro, mais eficaz em termos de custos e muito mais homogêneo do que utilizar materiais extraídos do tecido", afirmou Oded Shoseyov. Além disso, enquanto a maioria das pessoas tolera colágeno de animais, outras têm reações alérgicas. De acordo com Shoseyov o colágeio transgênico tem mostrado semelhança ao colágeno do tipo 1 presente em tecidos de forma natural.



♣️Linha do tempo das Plantas Transgênicas:

•O primeiro organismo
geneticamente modificado (OGM) ou transgênico criado foi a bactéria Escherichia
coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina
na década de 1980.
•Em 1981 alguns cientistas
produziram, na Universidade de Ohio, o primeiro animal transgênico,
transferindo genes de outros animais para um rato.
•Em 1983 foi obtida a
primeira planta transgénica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de
antibiótico.
•A primeira vacina
geneticamente modificada criada foi contra a hepatite B, em 1984.
•As plantas geneticamente
modificadas resistentes a insetos, vírus e bactérias foram testadas em
campo pela primeira vez em 1985.
•Em 1987, no Reino Unido,
foram adicionados genes em plantas de batata para que estas produzissem
mais proteínas e aumentassem o seu valor nutricional.
•Em 1990 foi criada a
primeira vaca transgênica para produzir leite com proteínas do leite
humano para crianças.
•O primeiro experimento
bem-sucedido em campo ocorreu em 1990 pela empresa Calgene com plantas de
algodão geneticamente modificado resistentes ao herbicida Bromoxynil.
•Em 1994 foi aprovado para a
comercialização o primeiro produto destinado a alimentação proveniente da
biotecnologia vegetal: o tomate transgênico Flavr Savr TM, que tem
seu amadurecimento retardado.
• Foi aprovada em 1994 a primeira planta
transgênica, desenvolvida pela Monsanto, uma variedade de soja
designada Roundup Ready TM,
resistente a um herbicida (glifosato).
• O arroz dourado,
enriquecido com betacaroteno, foi desenvolvido na Alemanha em 2000.




Linha do tempo/Fonte de Pesquisa
:http://ciencia.hsw.uol.com.br/transgenicos5.htm

Nome:Raíssa Cristina nº: 33 2º A
Ir para o topo Ir para baixo
Raíssa Cristina
Aluno
Aluno
Raíssa Cristina


Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyDom Set 27, 2009 4:41 pm

Não concordo com a opinião do Victor e da Thereza,simplesmente pelo fato de que, os pesquisadores não irião nos fornecer um produto transgênico que causasse danos à nossa saúde,logicamente o testariam antes.


flower
Ir para o topo Ir para baixo
Thereza Cristina
Aluno
Aluno
Thereza Cristina


Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyDom Set 27, 2009 5:54 pm

Raissa, eu havia dito que os alimenos trangênicos PODEM causar danos a nossa Natureza e ao nosso organismo , então notando que está hipôtese venha há acontecer para evitar é melhor primeiramente ser feita mais pesquisar .

Thereza Cristina 35
Ir para o topo Ir para baixo
Victor
Aluno
Aluno
Victor


Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 30
Localização : Taguatinga

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyDom Set 27, 2009 7:51 pm

Mas Raissa, reações alérgicas são efeitos contrarios à esses alimentos, e hoje , muita pessoas nao podem comer certos alimentos por cauda disso, mas se em um futuro proximo ou nao, esse tipo de alimento for aprimorado, sera uma otima opçao.

Victor Gabriel 38
Ir para o topo Ir para baixo
mayh
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 30
Localização : TaguaYork

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySeg Set 28, 2009 10:38 pm

OGM
Bom primeiramente um Organismo Geneticamente Modificado; ou, simplesmente transgênico, trata-se de um ser vivo cuja estrutura genética (a parte da célula onde está armazenado o código da vida), foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir ao receptor características não programadas pela natureza. Uma planta que produz uma toxina antes só encontrada numa bactéria, um microorganismo capaz de processar insulina humana, um grão acrescido de vitaminas e sais minerais que sua espécie não possuía. Tudo isso são exemplos de OGM.
A engenharia genética utiliza enzimas para quebrar a cadeia de DNA em determinados lugares, inserindo segmentos de outros organismos costurando a seqüência novamente. Os cientistas podem "cortar" e "colar" genes de um organismo e manipulando sua biologia natural a fim de obter características específicas (por exemplo, determinados genes podem ser inseridos numa planta para que ela produza toxinas contra pestes). Este método é muito diferente do que ocorre naturalmente com o desenvolvimento dos genes.
Os alimentos transgênicos são produtos da biotecnologia, que em outras palavras é aonde desenvolve os produtos por meio de processos biológicos, como por exemplo a alteração genética de espécies através da tecnologia do DNA recombinante. Esta alteração ocorre entre espécies diferentes presentes na natureza e com o objetivo de melhorar as características do organismo em estudo. A soja e o milho são exemplos de alimentos geneticamente modificados que estão sendo comercializados no mundo e já existem outros, como mamão, o feijão e o cacau, que ainda estão em estudo.

Vantagens:
1- O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Para passa produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A;
2-O alimento pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas geneticamente modificadas para produzir vacinas, ou iogurtes fermentados com microorganismo geneticamente modificados que estimulem o sistema imunológico;
3-A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada. Isso garante estabilidade dos preços e custos de produção. Um microorganismo geneticamente modificado produz enzimas usadas na fabricação de queijos e pães o que reduz o preço deste ingrediente; Sem falar ainda que aumenta o grau de pureza e a especificidade do ingrediente e permite maior flexibilidade para as indústrias;
4-Aumento da produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas e menos onerosas, cuja produção agrida menos o meio ambiente.

Desvantagens:

1-O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados.
2-Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, como genes de animais em vegetais, de bactérias em plantas e até de humanos em animais. A engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza – fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações.
3-A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade (genética) no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades.
4-Organismos antes cultivados para serem usados na alimentação estão sendo modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.
5-Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais.

Além dos riscos para a saúde do consumidor, são também apontados riscos para o meio ambiente: os principais receios são os riscos do escape gênico, ou seja, de os transgenes se espalharem no meio ambiente por cruzamento natural entre as variedades geneticamente modificadas e seus parentes silvestres, tornando – os difíceis de controlar. Outro receio diz respeito aos efeitos adversos dessas variedades sobre os insetos benéficos. Essas e outras questões de segurança desses produtos são exaustivamente analisadas antes da liberação de qualquer um deles para o consumo e o plantio comercial.


Mundo

Um certo grupo da sociedade tem muito criticado a produção de alimentos transgênicos, afirmando que os cientistas estão menosprezando os grandes riscos à saúde humana, devido ao consumo desordenado de produtos derivados de organismos geneticamente modificados. Outro grupo acredita que essa tecnologia será a salvação da humanidade no que diz respeito à produção de alimentos e de insumos importantes para o bem estar do homem. Há ainda os que defendem a rotulação de alimentos transgênicos para que o consumidor esteja ciente daquilo que está ingerindo.
A despeito disso, os transgênicos estão apontando no atual contexto econômico como uma forma promissora, precisa e rápida de elevar a produção agrícola mundial, reduzindo as perdas na colheita, decorrentes de pragas e doenças e elevando a produtividade das lavouras.
Mayara Oliveira Lucena 25 Fórum - 2º ano A Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
mayh
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 30
Localização : TaguaYork

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptySeg Set 28, 2009 11:02 pm

Bom eu até que concordo com a opinião do Victor e da Thereza, pois os alimentos trangenicos tem grandes vantanges...mais claro que suas desvantagens até o momento são grandes. Mais como a ciencia está muito avançada e como o proprio Victor falou talvez com estudos mais profundos, os proprios cientistas consiga descobrir uma forma para que não haja tantos danos para o nosso planeta.
E Raissa, por questões de segurança, esses produtos são analisados antes da liberação de qualquer um deles para o consumo e o plantio comercial. Fórum - 2º ano A Icon_razz

Mayara Oliveira Lucena 25
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda C.
Aluno
Aluno
Fernanda C.


Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyTer Set 29, 2009 1:17 pm

Na minha opinião, eu não aprovo as plantas ou alimentos trangenicos,
eles podem nos fazer mal, muito mal. Tudo bem que pode ser uma revolução, mas a saúde da gente não vem em primeiro lugar?

fernanda nº: 10
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.twitter.com/naaandoca
Jackson
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyTer Set 29, 2009 9:28 pm

.


Última edição por Jackson Junio em Ter Set 29, 2009 10:12 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jackson
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyTer Set 29, 2009 9:39 pm

Plantas Transgênicas

Plantas Transgênicas são plantas que contém um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética. Através dessa técnica um ou mais genes são isolados bioquimicamente e inseridos numa célula em seguida essa célula se multiplica e origina-se uma nova planta carregando cópias idênticas do gene . As plantas trangênicas são também chamadas de organismos geneticamente modificados .

Vantagens : As plantas podem ser enrriquecidas com um componente nutricional essencial , o alimento pode se previnir de secas , menos fertilizantes menos agrotóxicos melhor qualidades nos alimentos e crescimento mais rapido .

Desvantagens : Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem . Existem evidências que os cultivos trangênicos podem proporcionar um potencial aumento de alegrias em relações a cultivos convencionais . O lugar onde o gene e aplicado nãp pode ser controlado completamente então podendo causar resultados não esperados .

Impactos Ambientais e Sociais : O tema alimentos trangênicos tem causado muitos debates . Há pesquisadores que ressaltam que é necessário medir a segurança biológica da convivência das tecnologias com a sobrevivência dos organismos vivos . Precisamos estar atentos e relação entre a biotecnologia e a biodiversidade .Afirmam que se não usarmos de forma sustentável os recursos da natureza a vida na terra corre risco de se estinguir dentro de 50 anos . Com o uso desordenado da biodiversidade , a taxa de extinção das espécies hoje é mil vezes maior que a taxa histórica medida a 50 anos .

Jackson n°13 Fórum - 2º ano A Icon_rr 2°A
Ir para o topo Ir para baixo
Victor
Aluno
Aluno
Victor


Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 30
Localização : Taguatinga

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQua Set 30, 2009 3:40 pm

Tudo depende do ponto de vista em que é analisado. Os alimentos transgênicos são uma ótima opção de alimento para empresas, pois gera mais lucro e para as pessoas, pois esses alimentos também podem ter vitaminas adicionadas a eles. Mas ele também tem muitas desvantagens, pois como eu e a Thereza dissemos pode trazer muitos danos à saúde, mas com mais pesquisas esses problemas podem ser tratados para que não traga danos à saúde humana. De forma alguma discordo da Raissa, pois ela também esta certa porque esses alimentos são supervisionados antes da sua liberação pro mercado e produção, mas são poucos os laboratórios que supervisionam da forma correta e erros podem acontecer e se acontecerem os danos podem ser grandes.

E além de tudo estão citando aqui somente riscos a saúde humana, e a saúde da nossa natureza, onde fica? Esqueceram que nosso planeta está vivendo o aquecimento global, será que o cultivo desses alimentos causa danos somente a nossa saúde mesmo?!

Esse tipo de alimento pode acabar com a nossa biodiversidade. Extinguindo animais que são necessários para nosso planeta. A perda de qualquer tipo de animal ou planta do nosso planeta de hoje acaba se tornando perigoso.

Esse tipo de alimento tanto pode ser perigoso para nós como para nossos animais, e a perda de qualquer um desses é uma perda muito grande.

Victor Gabriel 38 Fórum - 2º ano A Icon_razz
Ir para o topo Ir para baixo
Pollyne
Aluno
Aluno
Pollyne


Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 31

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQua Set 30, 2009 3:42 pm

Concordo com todas as opiniões, pois como o Victor disse tudo depende de como é visto esses alimentos. A Raissa está certa em dizer que esses alimentos só são liberados depois de testes, mas podem existir casos em que esses alimentos não analisados como deveria e acabam liberando produtos não tão seguros. Nas pesquisas que fiz na hora de fazer meu comentário, vi em muitos textos, que são muito poucos os laboratórios que são supervisionados corretamente.

São muitas as vantagens desses alimentos para empresas e produtores e até mesmo para o consumidor, pois ele estará levando para casa um produto mais conservado e com muitas outras vantagens.

Como a Mayara disse a ciência está muito avançada, e não demorará muito para que nos forneçam alimentos transgênicos mais saudáveis e seguros!

E o que o Victor disse sobre a nossa natureza está certo, pois podemos colocar em risco uma coisa muito importante para o nosso planeta.

Pollyne Machado 31
Ir para o topo Ir para baixo
marianny
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/09/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQua Set 30, 2009 8:10 pm

Alimentos Transgênicos


São aqueles alimentos em que são adicionados genes de outros alimentos, processo feito em laboratório por transformação genética. Nesse processo são retirados genes específicos de um organismo e colocados num outro.

Essa técnica permite com que o alimento tenha algumas das suas características alteradas.
Vantagens


São muitas as vantagens dos alimentos transgênicos, eles podem ajudar empresas e produtores de varias formas. As principais vantagens desses alimentos são:

· Maior resistência a doenças;

· Alimentos mais nutritivos e com mais vitaminas;

· Podem resistir a insetos, fungos e pragas;

· Pode ajudar na prevenção de algumas doenças;

· E ajudar na diminuição dos agrotóxicos.
Desvantagens


Da mesma forma em que as vantagens são muitas existem muitas desvantagens nesses alimentos. São muitas as opiniões a respeito desse assunto. Entre algumas desvantagens podemos destacar:

· Pode causar diversos problemas na saúde das pessoas;

· Pode causar uma super resistência nas pragas e ao mesmo tempo em que essas plantas podem resistir a elas, causando danos às plantas;

· Podem afastar bicho que são benéficos para seu desenvolvimento;

· E como conseqüência as super pragas, o aumento dos pesticidas.
Impactos Ambientais


Os alimentos transgênicos podem trazer vários danos à natureza. No solo em que é plantado esse tipo de alimento pode ser encontrado uma concentração maior de ervas daninhas. Esse alimento pode causar a perda da nossa biodiversidade, a extinção de vários animais, entre outros problemas desconhecidos

Marianny da Silva 23
Ir para o topo Ir para baixo
marianny
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/09/2009

Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A EmptyQua Set 30, 2009 8:11 pm

Comentário


Esse tipo de alimento tem que ser analisado como tenho visto aqui no fórum. Cada aspecto positivo e negativo tem que ser analisado com cuidado para tirar conclusões, pois existem vezes em que a vantagem entra em confronto com a desvantagem. Por exemplo: um alimento transgênico pode reduzir o uso de pesticidas, mas ao mesmo tempo pode criar pragas mais resistentes, ou seja, teria que se dobrar o uso dos pesticidas, acabando em desvantagem uma das vantagens.

Pode ser vantajoso para produtores, pois rende muito mais a produção de um transgênico. Mas pode ser desvantajoso para as pessoas causando danos a nossa saúde e nossa fauna e flora.

Pode ser que um dia não cause problemas algum, mas por enquanto é melhor que se previna para não causar danos graves.

Marianny da Silva 23
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fórum - 2º ano A Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 2º ano A   Fórum - 2º ano A Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fórum - 2º ano A
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Fórum - 3º ano B
» Fórum - 3 ano
» Fórum - 3º ano C
» Fórum - 2º ano B
» Fórum - 2º ano C

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CED07deTaguatinga :: Forum Educacional :: Biologia-
Ir para: