CED07deTaguatinga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CED07deTaguatinga

Forum Educacional
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Fórum - 3º ano C

Ir para baixo 
+16
João Paulo 3°C
Wanderson
gilson
DebOrazinha
Tâmara
jessy
taiane
Minero
Tiago
Leticia
Amandinha
Wesley
Evelyn Andressa
lukert
Ana Carolina
Gasparina
20 participantes
AutorMensagem
Gasparina
Moderadores
Moderadores



Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/08/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQui Set 10, 2009 8:51 pm

Sejam bem-vindos ao Fórum de Biologia do Centro Educacional 07 de Taguatinga. Bons estudos! Fórum - 3º ano C Icon_biggrin

Atividade avaliativa
Valor: 2 pontos
Período: 11/09/2009 a 26/09/2009

Discuta, levando em conta seus valores morais, éticos e religiosos, os seguintes temas:
- aborto terapêutico;
- aconselhamento genético;
- programas de triagem populacional;
- clonagem de seres humanos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Carolina
Aluno
Aluno
Ana Carolina


Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 33
Localização : QNM 34 Cj F Casa 02

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQua Set 23, 2009 2:24 pm

Aborto Terapeutico:
Uma vez que uma mulher se torna mãe, ela será sempre mãe, tenha ou não nascido o seu filho. O filho morto fara parte da sua vida por mais longa que ela seja. O aborto não é definitivamente uma "solução fácil" de um grave problema, mas um ato agressivo que tera repercussões contínuas na vida da mulher.
O aborto terapêutico é o aborto provocado pelas seguintes motivações:

para salvar a vida da gestante;
para preservar a saúde física ou mental da mulher;
para dar fim a umagestação que resultaria numa criança com problemas congenitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves;
para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidez multiplas.


Aconselhamento Genetico:
O aconselhamento genetico é hoje em dia um metodo preciso e eficaz que possibilita aos pacientes e/ou parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica.


Triagem Populacional:
O objetivo do Mapeamento e Triagem Populacional é obter um retrato das condições gerais de saúde do grupo em um curto espaço de tempo e com um custo muito acessível. Além disso, é possível ter subsídios concretos para avaliar a distribuição ideal dos investimentos da sua empresa em ações de promoção de saúde.


Clonagem de seres Humanos:
O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição. No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.

No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.



Fim minha Profiii mais linda do meu Coração Ti amo !



Fórum - 3º ano C Icon_rr
Ir para o topo Ir para baixo
lukert
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQua Set 23, 2009 4:19 pm

Aborto Terapêutico

Bom, levando em consideração os meus valores éticos, morais e religiosos, o aborto terapêutico é muito criticado pela sociedade. A questão que mais se critica é a que se "está tirando uma vida antes dessa mesma existir", e nunca pensam que, o aborto terapêutico é muitas vezes feito por causa de futuros problemas que o proprio bebê teria após o nascimento.
A própria Igreja Católica condena o aborto de qualquer forma que seja, defendendo que, "se Deus deu a vida, apenas ele pode tirar, e nao o homem", e com essa tese, acaba gerando protestantes no mundo todo. Enfim, existem várias opiniões sobre esse mesmo assunto, e na maioria das vezes, a que se leva em conta é que o aborto nao deveria ser feito...porém, depende do ponto de vista que se olha:
- Seria correto se pensasse que evitaria que o bebê nascesse com problemas que em pouco tempo resultariam a morte do mesmo.
- Porém nao seria certo tirar uma vida, por que diante dos principios de Jesus Cristo, ele dá a vida, e somente ele pode tirar.

Aconselhamento Genético

Bom, o aconselhamento genético consiste em geral, orientações feitas pelos médicos aos seus pacientes, que em sua herança genética possuem algum tipo de anomalia, no qual são orientados à ficarem cientes que, em algum momento da vida, podem desenvolver essa mesma anomalia, de acordo com o tempo e herança genética. O aconselhamento genético é feito mais para esses tipos de casos:

- Muitos casais deixam de ter um ou mais filhos, porque eles ou
familiares tiveram uma gestação ou um filho com uma doença genética;
- Porque nem tudo que é congênito é hereditário;
- Para permitir um planejamento familiar de melhor qualidade; nesta e em fururas gerações;[
- Para avaliar tensões na gravidez, às vezes decorrentes de sentimento de culpa;
- Para compreender melhor as causas de doenças nas famílias.

Em geral, consiste para orientar que, nem sempre quando em sua família existe uma doença hereditaria, o "portador" nao deve ter medo, por exemplo, deixar de ter filhos por causa disso, pois, o aconselhamento serve para orientar e ajudar o paciente a adaptar-se da melhor maneira possível ao nascimento e à vida de um membro da família afetada.

Triagem Populacional

Consiste em manter um diagnóstico de um grupo populacional, em suas relações de condições gerais de saúde, podendo assim, avaliar umadoença na ausência de sintomas por exemplo. Serve quase como uma monitoria, para como foi citado, descobrir uma doença em sua fase pré-clínica. O diagnóstico pré-sintomático só pode ser feito com a realização da triagem populacional em recém nascidos;Nas condições em que o distúrbio traz, se não tratado, conseqüências graves para a saúde do afetado;Se existe um tratamento que pode modificar substancialmente a história natural da doença; Se o tratamento é significativamente mais eficaz quando implantado na fase pré-clínica da doença.

Em geral, a triagem populacional serve como um controle de saúde, que consiste em descobrir alguma doença sem seus devidos sintomas, e em sua fase pré-clínica, podendo assim, tratar precocemente, antes que vire uma doença grave.

Clonagem de Seres Humanos

Bom, a clonagem em si, consiste em um método artificial que usa células somáticas para reproduzir o mesmo DNA de um ser, em outro ser, ou seja criando 2 do mesmo individuo.
A clonagem dos seres humanos ainda nao está em seu nível de pesquisa mais avançados, pelo contrário, estão surgindo novas pesquisas e novos estudos na atualidade.
Pois até mesmo os próprios cientistas ainda nao entendem muito bem a técnica da clonagem,precisando essa de muitos estudos ainda.De um lado, as religiões, principalmente
cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiência neste
sentido. Por outro lado, governos de vários países proíbem por
considerar um desrespeito a ética do ser humano.

Lucas Vinnicius de Paula Rocha - 3º C - nº 18 - 23/09-2009

Abraço Professora =)
Ir para o topo Ir para baixo
Evelyn Andressa
Aluno
Aluno
Evelyn Andressa


Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/09/2009
Idade : 32

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQui Set 24, 2009 4:53 pm

Quando em 2003 foi anunciado o mapeamento do genoma humano e seu subseqüente seqüenciamento, pudemos presenciar uma grande conquista científica que expôs ao mundo o quão evoluído estávamos em relação à engenharia genética. O conhecimento sobre o nosso ser traria entre outros benefícios, uma melhor qualidade de vida não somente para a nossa geração como também para às gerações futuras, entretanto tais descobertas acabariam por trazer também a luz da discussão da sociedade, dúvidas e questões que vão muito além de simples questionamentos, e colocam em pauta princípios morais, éticos e religiosos.

A evolução da espécie humana possibilitou ao homem se desenvolver ao longo dos anos das mais variadas formas. É necessário destacar que a relação do homem com o conhecimento, durante o último século em particular, tornou-se muito importante para o desenvolvimento evolutivo da sociedade moderna. Devido aos avanços tecnológicos e científicos o homem passou a alçar vôos cada vez mais altos, em especial, naquilo que diz respeito à criação e controle da vida. Hoje, por exemplo, é possível avaliar numa família através do aconselhamento genético quais problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária ou genética na família podem vir a ocorrer, possibilitando ao indivíduo ou a família saber o que é a doença, como evolui, se tem tratamento, ou não, qual o prognóstico a curto e longo prazo, e qual é o risco de recorrência na prole ou na irmandade o que de certa forma é parecido com o programa de triagem populacional, onde são adotadas estratégias que podem ser utilizadas para tanto: em saúde pública, aqueles indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e que se beneficiariam de investigação adicional e de ação preventiva/terapêutica imediatas como acontece com o teste do pezinho em bebês, ou seja, em ambos os casos os avanços na área possibilitam através de um diagnóstico precoce, prever defeitos genéticos nos indivíduos de determinada família oferecendo uma qualidade de vida melhor para ele e seus futuros descendentes.

Por outro lado, até de certa forma negativa, a possibilidade de prever com antecedência genes defeituosos coloca em questão outros pontos: até onde seria realmente benéfico o uso destas biotecnologias na prevenção de doenças? Como utilizar tais descobertas de maneira adequada para salvar vidas? Será que com elas, muitos pais ao saberem que podem ter transmitido uma doença genética grave não optariam por lhes tirar o direito de viver? Não é possível levantar estas questões e não pensar no aborto terapêutico ou provocado. No nosso país o aborto é permitido em dois casos: estupro e risco de morte à mãe. Em outros países o aborto é permitido em casos que representem risco de morte à mãe, a saúde física e mental da mulher e para dar fim a gestações que resultem em crianças com problemas congênitos graves. A prioridade em todos os casos deveria ser a vida, mas a questão não é simples. O aborto é um ato moralmente errado porque a vida de um feto é tão importante quanto a vida de uma ser humano adulto. Todo ser, independentemente de ter consciência ou não, deveria ter direito à vida. Não se pode adotar que matar uma criatura inocente seja a única opção só por ela apresentar um problema. Em casos, por exemplo, como do aborto por problemas congênitos a liberdade de escolha dos pais deveria ser limitada já que a alegação de problemas congênitos faria com que todo o processo de vida se tornasse algo puramente industrializado. Não existiriam mais seres “normais”, e sim seres eugênicos de abortos seletivos. A problemática desta questão talvez resida justamente neste limite que deve ser imposto entre aquilo que é moralmente ético para os cientistas/médicos e para a sociedade sobre o que se deve ou não ser feito, afinal não se pode brincar com a vida humana dessa maneira sem deixar de levar em conta o bem-estar do ser que está para ser gerado. Não se pode levar a criação de uma vida como a criação de um produto personalizado onde o feto é tratado como um ser sem vida, sem consciência ou simplesmente como um produto que pode ser escolhido ou descartado de acordo com o que às pessoas necessitam como parece ser com o caso da clonagem dos seres humanos. É sabido que a clonagem de seres vivos não é um fato novo e que vem ocorrendo há muito tempo com a clonagem de plantas e animais. Mas com o mapeamento o leque de possibilidades se estendeu aos seres humanos e o que antes era somente uma utopia passou a se tornar possível em alguns anos. A grande questão da clonagem se refere ao uso de tais procedimentos e seus fins. A clonagem se usada para fins nobres tornaria possível a cura ou o tratamento de várias doenças com a clonagem de células humanas e possibilitaria a casais, por exemplo, de gays terem filhos semelhantes ao casal. Entretanto, a clonagem esbarraria no processo antinatural da criação da vida, as pessoas poderiam recorrer à clonagem para ultrapassar sua longevidade criando seres como meras peças de reposição para o corpo “original”, formariam uma nação de seres eugênicos sem identidade própria, instrumentalizados como meios, não para fins, mas sim como se fossem produtos. Mas o que em certo sentido moral preocupa é pensar se temos este direito de brincar de sermos Deus e tratar a vida humana como mais um dos vários produtos que criamos.

Enfim, as novas tecnologias da engenharia genética trazem a promessa de mais prevenção e tratamento de doenças, e com ela várias outras questões. O desafio, dada a complexidade dos temas, é o de que elas sejam desenvolvidas de acordo com as prioridades determinadas pela sociedade no mais amplo debate democrático com a finalidade de priorizar o respeito a vida antes de qualquer coisa. Expondo e combatendo tentações eugenistas e a modificação humana através da clonagem reprodutiva, ou de outros meios que venham criar “aberrações”, como forma de prevenir o bem-estar e integridade dos seres humanos. Pois só assim a ciência poderá caminhar de mãos dadas com os conceitos éticos, morais e religiosos.



Evelyn Andressa B. Magalhães

Beiijos Prof! <3
Ir para o topo Ir para baixo
Wesley
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQui Set 24, 2009 5:47 pm

Aborto Terapêutico : Ocorre para salvar a vida da gestante, e para interromper um nascimento no qual a criança poderia nascer com defeitos,deformações , ou até mesmo evitar a morte da criança !

Aconselhamento Genético : É um processo de comunicação,no qual o especialista dá conselhos,levanta hipóteses e mostra a probabilidade de o filho do casal nascer com doença hereditária !

Triagem Populacional : Serve para descobrir doenças no recém-nascido,para essa doença ser tratada rapidamente de modo que ela não se espalhe(ou complique) na vida do bêbê !

Colnagem de Seres Humanos :A Clonagem de Seres Humanos é um processo artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo,por reprodução assexuada ! O Mundo está em pesquisa,mas a clonagem humana não está avançada !

Wesley Gomes da Silva - nº 30
Beijo Prof!
Ir para o topo Ir para baixo
Amandinha
Aluno
Aluno
Amandinha


Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 32

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQui Set 24, 2009 8:05 pm


- Aborto Terapeutico:
O Aborto Terapêutico é definido como a interrupção
da gravidez antes da viabilidade fetal com o objetivo de salvar a vida ou
preservar a saúde materna ou interromper uma gravidez que resultaria no
nascimento de uma criança com defeitos.
O aborto terapêutico é práticado pelas seguintes motivações:


  1. para salvar a vida da gestantes;

  2. para preservar a saúde física ou mental da mulher;

  3. para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves;

  4. para reduzir seletivamente o número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidez multiplas.


É evidente que os fins não justificam os meios. Interferir
direta ou deliberadamente para tirar a vida do feto, como meio de
obter a cura da mãe é procedimento condenável,
posto que direitos iguais - no caso, direito à vida - de duas pessoas
diferentes não podem subordinar-se um ao outro. Ambas merecem o mesmo
respeito aos seus direitos humanos inalienáveis, independentemente
da maior fragilidade ou da maior força de um sobre o outro. Uma agressão direta contra a vida do concepto não se justifica,
embora com o fim de melhorar as precárias condições de
saúde da mãe; aceitar como justo tal procedimento implicaria
legitimar a agressão a um ser humano indefeso em favor de outro mais
forte ou mais influente.


- Aconselhamento Genético:
Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados com a ocorrência, ou risco, de recorrência de uma doença genética na família, através do qual pacientes e/ou parentes que possuam ou estejam em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a
probabilidade ou risco de desenvolvê-la, ou transmiti-la, e as opções
pelas quais pode ser prevenida ou melhorada.


- Programas de triagem populacional: A triagem populacional é uma das estratégias que podem ser utilizadas
para tanto: em saúde pública, triar (ou rastrear) significa
identificar, dentro de uma população considerada "normal", aqueles
indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e
que se beneficiariam de investigação adicional (para confirmar e/ou
excluir este risco) e de ação preventiva/terapêutica imediatas.


Clonagem de seres humanos: No momento, a clonagem não é uma opção reprodutiva disponível para casais, mais um dia pode vir a ser. Teoricamento a clonagem humana seria a reprodução exata de um ser, em sua contituição física, mediante a uma técnica que a grosso modo pode ser assim resumida: introduze-se o DNA de uma pessoa em um óvulo produzido por uma mulher e atrávez de descargas elétricas força-se a divisão celular. No presente estágio do projeto, a etapa de desenvolvimento do embrião ainda se produz em útero com líquido amniótico, mais em um futuro próximo a emcubação será artificial, em máquina.

Amanda Aguiar Castro nº: 01
Beijinhuuuss Prof.
. Fórum - 3º ano C Icon_biggrin









Ir para o topo Ir para baixo
Leticia
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySex Set 25, 2009 2:10 pm

Aborto
terapêutico






Dentro dos contextos ditados pela
medicina em que o aborto só pode ser feito em três casos, no meu ponto de vista
ético e religioso existem casos em que não é necessário.


Ele é feito legalmente quando:


*Para salvar a vida da gestante


*Para preservar a saúde física e
mental da mulher


*Para dar fim a uma gestação que
resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou
associados com enfermidades graves


*Para reduzir seletivamente o
número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados à gravidez
múltipla.





Ninguém tem o direito de tirar a
vida de um ser inocente, e já começo discordando do primeiro tópico, que mãe
não daria a vida por um filho?


É claro que existem aquelas que
se amam acima de tudo, e tem coragem de escolher a sua própria vida.


Depressões pós-parto é um
problema não muito escasso, existe tratamento e tudo se recupera nessa vida,
abortar nesse caso não é tão proveniente, é obvio que pra tudo existe uma
exceção, o mesmo para os demais tópicos.


Deus nos surpreende, ele tem o
poder de fazer tudo à vontade dele, nós seres humanos não têm esse direito, em
todos os casos a criança é o ser divino e ela tem o direito de vir ao mundo, da
forma que for.



Aconselhamento genético









É a comunicação entre médico e paciente para descobrir possíveis doenças
genéticas da família.

A opção de poder evitar que a doença se desenvolva ou poder fazer a prevenção é
uma enorme vantagem.

Bom,
particularmente seria difícil receber a noticia de uma doença fatal ou
de alta gravidade ou que seus filhos podem nascer com alguma
deficiência genética.

É
de grande vantagem também para poder compreender os fatos médicos,
incluindo o curso provável da doença e compreenda as alternativas para
lidar com a ocorrência.




Triagem Populacional



Resume-se na tentativa de prevenir e descobrir uma doença, antes que apareçam
os próprios sintomas da mesma.

É como uma monitoria. A triagem serve para descobrir a doença em seu
estado pré-clinico, ou seja, quanto mais cedo se descobrir, mais cedo e
com mais eficácia se encontra a cura.

A triagem Populacional é usada muitas vezes nos recém-nascidos, para descobrir
os tipos de doença e prevenir desde criança...

Em resumo, A triagem populacional, como foi dito, tem o papel de
monitoria, servindo para prever certa doença, e tentar combatê-la
em seu estado pré-clinical, podendo as evitar que uma doença possa vir
a matar.







Clonagem



É produzir um ser com as mesmas características de um outro já existente.

Existem vários tipos de clonagem: a natural, a induzida artificialmente,
reprodutiva,

Embrionária e a terapêutica. Todas com o mesmo objetivo.

Minha posição sobre o assunto é de grande oposição. O ser humano não pode
criar uma cópia do outro, cada individuo é único, é diferente e
especial.
É um desenvolvimento que inclui altos investimentos sem o mínimo de fundamento.
Rejuvenescer?
O ciclo da vida é nascer crescer, reproduzir e morrer, não há o que
mudar, já está perfeito. Isso é mania do ser humano de tentar ser Deus,
mal sabe ele que o poder divino está acima de tudo.
















Letícia Batista nº16



Beijos proof!
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySex Set 25, 2009 3:30 pm

- aborto terapêutico;

É muito importante saber que o aborto terapêutico é um tipo de aborto não espontâneo na qual a pessoa não tem escolha devido os seguintes motivos para salvar a vida da gestante, para preservar a saúde física ou mental da mulher, para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves e para reduzir seletivamente o número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidezas múltiplas, por isso eu acho que esse tipo de aborto poderia ser aceito pela sociedade por que a mulher pode estar correndo risco de vida e alem disso o bebe pode morrer tambem, entao é melhor salvar uma vida do que nenhuma. O aborto é um dos temas mais polemicos no dia a dia pois existe muitas discursoes entre ele, um dos mais importante é o da igreja que fala que não podemos tirar a vida de ninguem porém é melhor abortar, do que correr risco de vida e esse tipo de aborto so é feito quando tem quase certeza de que o feto vai trazer riscos para a mulher ou que ele nao tera chance de nascer ou se nascer trazera consequencia gravissima pra a criança no futuro. Por isso eu sou a favor do aborto terapeutico pois é uma forma de salvar a vida da mulher.

- aconselhamento genético;



Aconselhamento genético é o processo pelo qual pacientes ou parentes em risco de um distúrbio genético herdado, são aconselhados das consequências e natureza do distúrbio, a probabilidade de transmiti-lo e as opções existentes para eles no manejo e planejamento familiar, de maneira a preveni-lo, evitá-lo ou melhorá-lo. Na minha opiniao esse aconselhamento é pouco divulgado na sociedade eu mesmo nao sabia disso por isso é muito imporante informar para a pessoas sobre esse aconselhamento genetico que muitas vezes as pessoa nao fazem por quem tem medo de que seu fiho possa trazer uma doença genética mais se essa pessoa fazer esse aconselhamento ela pode ter acesso facilitado sobre a saude de seu filho e podendo ate curar ou ate mesmo diminuir essa doença genetica na propria gravidez e assim perdendo o medo de engravidar e tambem podendo compreender essa doença que existe na familia e os orientado cada vez mais.

-programas de triagem populacional;

A triagem populacional é muito importante para todos nos por que pode identificar doenças em indivíduos que estão na sociedade e que podem trazer riscos em desenvolver uma doença grave, fazendo esse acompanhamento de triagem as pessoas podem identificar a doença, se tratar e se beneficiar de investigação e de ação preventiva imediata.

- clonagem de seres humanos.

A clonagem de seres vivos tem sido um vasto campo de experimentos científicos há várias décadas, porém o tempo só chegou ao público em 1997 quando foi anunciada a primeira clonagem bem sucedida de um mamífero – a ovelha Dolly. Desde então, vários cientistas expressaram o objetivo de clonar um ser humano. Além da ovelha Dolly, muitos animais já foram clonados, tais como ratos, vacas, outras ovelhas e recentemente, uma gata de estimação chamada Cc. Alguns países sancionaram leis proibindo a clonagem de seres humanos. Porém para os cientistas quaisquer leis não são um impeditivo. Portanto há pouca chance de se impedir legalmente a clonagem de seres humanos. O custo de uma clonagem é bastante elevado, porém recursos financeiros não faltam para o desenvolvimento desta tecnologia para obter fama e uma possível fortuna, ou por razões emocionais: o desejo de duplicar uma pessoa querida que esteja doente ou que já faleceram principalmente os milionários que já perderam seus filhos e não se conformam e a qualquer preço querem eles de vota não importando a maneira. Aqueles que se opõem à clonagem humana afirmam que a raça humana está tomando um caminho bastante perigoso e possivelmente irreversível que pode trazer graves conseqüências ao mundo. Eles lembram que a tecnologia de clonagem é ainda bastante pobre a média de sucesso em experiências de clonagem é de apenas 3%. Muitos clones nascem defeituosos e morrem pouco após seu nascimento. Além disso, a duplicação de seres humanos implica em questões éticas e morais. E minha opinião sobre isso é que só Deus tem esse direito de tirar e trazer novos seres humanos para a vida terrestre.

Tiago Oliveira de Brito n° 28
Ir para o topo Ir para baixo
Minero
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySex Set 25, 2009 5:42 pm

Aborto Terapêutico

É muito importante saber que o aborto terapêutico é um tipo de aborto não espontâneo na qual a pessoa não tem escolha devido os seguintes motivos para salvar a vida da gestante, para preservar a saúde física ou mental da mulher, para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves e para reduzir seletivamente o número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidezas múltiplas, por isso eu acho que esse tipo de aborto poderia ser aceito pela sociedade por que a mulher pode estar correndo risco de vida e alem disso o bebe pode morrer tambem, entao é melhor salvar uma vida do que nenhuma. O aborto é um dos temas mais polemicos no dia a dia pois existe muitas discursoes entre ele, um dos mais importante é o da igreja que fala que não podemos tirar a vida de ninguem porém é melhor abortar, do que correr risco de vida e esse tipo de aborto so é feito quando tem quase certeza de que o feto vai trazer riscos para a mulher ou que ele nao tera chance de nascer ou se nascer trazera consequencia gravissima pra a criança no futuro. Por isso eu sou a favor do aborto terapeutico pois é uma forma de salvar a vida da mulher.

Aconselhamento genético

O Aconselhamento Genético é um processo de informação. Este processo começa na consulta genética, quando a família dá as informações necessárias para iniciar a investigação de uma determinada doença. Muitas vezes é necessária a realização de exames complementares e o exame de várias pessoas na família. Para poder realizar o aconselhamento genético, é necessário estabelecer o diagnóstico correto, pois é a partir dele que se pode explicar aos pacientes, o que é a doença, como ela evolui, se tem tratamento, ou não, qual o prognóstico a curto e longo prazo, e qual é o risco de recorrência na prole ou na irmandade. Às vezes isto é feito durante o pré-natal, outras durante o pós-natal e muitas vezes durante a vida adulta. Esta consulta de aconselhamento genético é extremamente importante pois há mais de 4.000 doenças genéticas conhecidas. Estas doenças podem ser muito raras, então é fundamental que a família saiba do que se trata e tenha as informações corretas. Às vezes um casal que passou pela triste experiência de ter um filho com malformações, decide não ter mais filhos porque acha que o problema vai voltar a ocorrer. O contrário também acontece, ou seja, o casal se despreocupa achando que não há risco do problema se repetir. Cada caso é diferente e tem que ser avaliado individualmente. Às vezes o risco de recorrência é tão pequeno, que é considerado desprezível, mas outras vezes o risco é tão alto, que é quase certo que o problema vai voltar a acontecer. É sempre melhor ter as informações corretas.

Programa de triagem populacional

A alta freqüência de heterozigotos e a gravidade clínica dos homozigotos sempre encorajaram os programas de triagem populacional das hemoglobinopatias hereditárias. Os programas comunitários das hemoglobinopatias admitem diferentes formas de abordagem populacional: recém-nascidos,estudantes,gestantes, militares, doadores de sangue, recrutas, entre outros. O presente estudo tem por objetivo avaliar a comunidade de Bragança Paulista pela abordagem dos doadores de sangue e comparar com os resultados encontrados pela abordagem por meio dos estudantes feita anteriormente nessa mesma cidade.O estudo foi realizado em 1.846 doadores voluntários de sangue do período de outubro de 1998 até abril de 1999 no Hemonúcleo da Universidade São Francisco na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.Dos 1.846 doadores analisados, encontramos 31 portadores de hemoglobinopatias(1,68%). Esse índice é extremamente próximo do encontrado pela análise dos estudantes, mostrando que os dois meios de abordagem são similares em termos de detecção de hemoglobinopatias, mas o método de doadores de sangue em termos prático é bem mais vantajoso

Clonagem de seres humanos

Como se costuma acontecer com os dilemas éticos, é muito difícil emitir uma resposta taxativa. A História mostra que o homem usa tudo o que inventa ou descobre, por pior que seja. O grande e terrível exemplo é o da descoberta da maravilhosa energia do átomo, que levou a construção da bomba atômica. Nenhum cientista de renome defendeu, até agora, a clonagem de seres humanos, mas quem estuda a história da ciência sabe que cedo ou tarde um xerox de carne e osso brotará num laboratório.
Até agora falamos de cientistas que, bem ou mal, podem ser controlados. Mas um dos efeitos negativos de Dolly foi despertar o Dr. Maluco. Ele responde pelo nome de Marc Riyard, é biólogo e vive em Montreal, no Canadá, onde integra o Movimento Religioso Raelian. O pessoal do Raelian fundou uma empresa com sede nas Bahamas, paraíso fiscal em vias de tornar-se também paraíso genético. A empresa oferece um serviço chamado Clonaid, capaz de satisfazer fantasias derivadas de Dolly - dos pais que pensariam em clonar um filho em coma ao milionário que gostaria de ter um clone no congelador para abastecer-se quando precisasse de um rim.
Segundo a Clonaid, milhares de pessoas já se inscreveram para obter um clone. O preço: 200.000 dólares.

Aluno:Guilherme Resende da Silveira N°11
serie/Turma: 3°"c"
Ir para o topo Ir para baixo
taiane
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySex Set 25, 2009 11:25 pm



O aborto terapêutico

O aborto terapêutico é um aborto não espontâneo, ocorre quando a gestante corre risco de vida, ou seja, ocorre em nome da saúde da mãe.

Esse aborto leva em consideração a vontade da gestante ou do casal em manter a gravidez.

Nos dias atuais com o desenvolvimento das tecnologias e com os avanços científicos alcançados pela medicina diminuíram muitos os casos de aborto terapêutico, pois a maioria dos médicos atualmente utilizam desse método nas ultimas circunstâncias quando todos os métodos pra proteger a vida da gestante e do bebê foram realizados.

Em se tratando do aborto sempre será um assunto muito polêmico em qualquer um deles desde o aborto provocado até o aborto terapêutico, pois sempre vem à pergunta será que temos o direito tirar a vida de alguém?

Também tem a questão da igreja que é contra qualquer tipo de aborto, pois ela fala que não temos o direito de tirar a vida de um ser humano e principalmente de um bebê que nem tem como se defender, pois é ainda tão fraco e indefeso.

Mas na minha opinião eu sou a favor do aborto terapêutico se a mãe tiver mais possibilidades de sobrevivência que o filho, agora se o filho possuir mais chances de sobrevivência que a mãe eu sou contra o aborto terapêutico.

Aconselhamento genético

Antes do aconselhamento genético é proposto para os pais e familiares uma série de exames para a verificação da probabilidade do filho vim a ter problemas genéticos. Se confirmado, ou seja, se tiver uma grande probabilidade do filho vim a ter problemas genéticos, tem o aconselhamento genético que é um procedimento muito importante, pois ajuda os pais e os familiares ter mais conhecimento sobre as doenças genéticas que seu filho poderá possuir.

Assim os pais têm uma maior oportunidade de participar e serem pais mais presentes na vida desses filhos, pois serão mais esclarecidos sobre as respectivas doenças genéticas deles, que poderão combater essas doenças mais cedo.

E também ajuda os pais a entenderem melhor essas questões de doenças hereditárias que não foi porque seu primeiro filho teve problemas genéticos que os outros terão ou também se seu primeiro filho não teve isso não significa que os outros não terão.

Para mim o aconselhamento genético é algo fundamental para todos, pois todos têm que ter conhecimento sobre essas questões que são muito importantes para nossa vida e principalmente para a vida das nossas gerações futuras, pois caso eles venham a ter problemas genéticos eles serão os mais prejudicados.





Clonagem dos seres humanos

(Clonagem: é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas dum mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.)

Atualmente as técnicas de clonagem tem se desenvolvido muito, mas a questão de clonagem nos seres humanos é um assunto muito polêmico, pois tem as questões éticas e religiosas, pois para clonar um ser vivo é necessário de vários testes ao qual pode levar a morte dos clones assim como a clonagem da vaca Dolly que levou a morte de 276 clones.

Mas os médicos e cientistas ainda não possuem o conhecimento total sobre essas questões de clonagem nos seres humanos, pois não se sabe ao certo o que pode acontecer com esses clones caso eles consigam realizar a clonagem.

Tem a igreja que condena tal ato, pois fala que não somos Deus pra querermos criar seres humanos, pois apenas quem tem esse direito é ele que é o criador de tudo, e também tem as questões éticas que vai contra esses tipos de experiências, pois não podemos usar outros indivíduos assim apenas pra alcançar nossos objetivos.

Eu sou contra a clonagem dos seres vivos, pois não somos Deus para querermos criar seres humanos, pois eu acho que isso está muito além do homem.

Programas Triagem populacional

Os programas de triagem populacional no geral são aqueles que servem para detectar e prevenir as doenças antes que apareçam os sintomas.

Um dos programas de triagem populacional é a triagem neonatal que tem como fundamento o diagnóstico pré-sintomático em recém-nascido.

Para realização de uma triagem neonatal precisa:

A doença trazer conseqüências seriíssimas para o individuo;

A doença submetida a tratamento tem que haver resultados;

Esse programa é mais consolidado em países desenvolvidos e nos países subdesenvolvidos ainda é um desafio.

Na minha opinião é muito importante esses tipos de programas, pois ajuda o individuo a ter uma qualidade de vida melhor e também um melhor tratamento caso possua, e eu acho que o governo deveria investir mais nesses programas principalmente no de triagem neonatal, pois muitos distúrbios metabólicos podem ser alterados com um tratamento em sua fase pré-clinica.
Ir para o topo Ir para baixo
jessy
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySex Set 25, 2009 11:52 pm



Aborto Terapêutico

O aborto terapêutico ocorre quando a mãe corre risco de vida e esse aborto não é espontâneo.

É um tema ao qual causa varias discussões, pois tem as questões morais e religiosas uma delas é porque a igreja condena qualquer tipo de aborto, pois ela fala que não podemos tirar a vida do próximo.

Mas também temos que levar em consideração que com o avanço da medicina os casos de aborto terapêutico se tornaram cada vez mais raros.

Eu sou a favor, pois para mim a vida da mãe tem mais valor, pois caso a mãe morra para salvar o filho ele não terá uma mãe e isso é algo terrível para mim, se a mãe sobreviver ela pode ter outros filhos mais tarde.

Aconselhamento Genético

Inicialmente são exames que os pais e a família fazem para descobrirem se possuem alguma possibilidade dos seus filho nascer com anomalias, ou seja, problemas genéticos.

Caso detectado a possibilidade dessas anomalias vim a atingir a criança é proposto para os pais o aconselhamento genético que é um procedimento pelo qual os pais passam e é explicado tudo sobre a doença que seus filhos poderão ter.E isso é muito importante na minha opinião, pois os pais poderão ajudá-lo da melhor maneira, pois os pais já podem se preparar psicologicamente para quando a criança nascer não ser um impacto muito grande.



Clonagem dos seres humana

A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.

A clonagem dos seres humanos é um assunto muito polêmico e muito discutido nos dias atuais, pois tem envolvido questões éticas e religiosas relacionada a esse tema como, por exemplo, a teoria da igreja que fala que o homem não deve fazer clones de seres humanos, pois pra ela, a único que pode criar seres humanos é Deus e apenas ele, e também tem as questões éticas que a maioria das pessoas não gostaria de ter clone.

Mas na minha opinião o homem não esta preparado para possuir esse conhecimento de fazer clones de seres vivos com perfeição. Caso ele consiga até que ele poderá ajudar varias pessoas. Mas ate que ponto isso seria bom?

Isso apenas o tempo dirá apenas quando o homem conseguir realizar os clones de seres humanos para sabermos o que ele fará com tal conhecimento se vai utilizar ele para o bem ou para o mal.



Programas de triagem populacional

Os programas de triagem populacional servem para diagnosticar algumas doenças antes que ela se manifeste no individuo. Serve como uma monitoria, ou seja, é um monitoramento da doença.

Um dos programas mais importantes é o triagem neonatal que é um procedimento realizado nos recém-nascidos claro aqueles que possuem distúrbios metabólicos graves, mas se submetidos a tratamento possa ocorrer melhorias significativa para o individuo.

Eu sou a favor dos programas de triagem populacional, pois podem salvar varias vidas e melhorar a vida de outros com esses programas de triagem populacional.
Ir para o topo Ir para baixo
Tâmara
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySex Set 25, 2009 11:56 pm

Aborto Terapêutico
O aborto terapêutico é utilizado somente se a mulher estiver correndo risco de vida, para preservar a saúde física ou mental da mulher, ou uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados a problemas graves de saúde

Aconselhamento Genético

Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária ou genética na família, onde os pacientes e parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica.

O aconselhamento genético em uma avaliação de um indivíduo ou da família para um ou mais casos seguintes:

*Confirmar, diagnosticar ou manejar uma condição genética;
*Identificar a melhor conduta terapêutica;
*Calcular e comunicar os riscos genéticos;
*Prover ou organizar apoio psicológico.

Programas de Triagem Populacional

A triagem populacional é uma das estratégias que podem ser utilizadas para tanto: em saúde pública, rastrear significa identificar, dentro de uma população considerada "normal", aqueles indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e que se beneficiariam de investigação adicional (para confirmar e/ou excluir este risco) e de ação preventiva/terapêutica imediatas.


Clonagem de Seres Humanos

A palavra clone é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que deram origem a outros por reprodução assexuada.
A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo ( homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.
O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz.
No momento a clonagem, não é uma opção de reprodução disponível, mas um dia poderá ser.
Várias pesquisas com rebanhos rederam muitos conhecimentos para as pesquisas genéticas.
A Manifestação pública contra o processo de clonagem é grande, e normalmente vem do medo de que o procedimento seja feito com seres humanos, muitos líderes religiosos repudiam esse procedimento, alem disso tudo, está a questão de desenvolver os clones humanos com segurança. Para produzir o clone de uma ovelha foram feitas 276 tentativa que fracassaram, incluindo a morte de vários clones defeituosos, não importa quanto alguém queira uma criança, quer através de clonagem ou de outra forma, ninguém tem o direito de matar uma vida.
Quais as vantagens da clonagem?

As principais vantagens da clonagem são:

- A preservação de animais em extinção;
- Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas;
- Clonagem de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos.
Ir para o topo Ir para baixo
DebOrazinha
Aluno
Aluno



Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 32
Localização : BrasÓlia

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 1:00 am





Aborto

Aborto é um tema muito discutido em qualquer lugar que você vá as opiniões variam de pessoa para pessoa, de acordo com sua religião, conhecimento sobre o assunto vai determinar a sua posição.

O aborto é considerado crime no Brasil, exceto nos casos em que a grávida corra risco de vida ou em caso de estrupo.

Mas há casos onde os fetos são anencefálos já que não há vida a ser protegida, uma vez que a anencefalia é uma má formação fetal congênita fatal em 100% dos casos. A antecipação desses partos não caracteriza o crime de aborto tipificado no Código Penal porque "a morte do feto deve ser resultado direto dos meios abortivos, sendo imprescindível tanto a comprovação da relação causal como a potencialidade de vida extra-uterina do feto"

Existem vários tipos de aborto

Aborto espontâneo:

· Aborto devido a uma ocorrência acidental (quedas) ou natural..

· Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.

Aborto induzido:

· aborto causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto induzido, voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:

o Aborto terapêutico

§ aborto provocado para salvar a vida da gestante

§ para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves

o Aborto eletivo: aborto provocado por qualquer outra motivação que é considerado crime no Brasil. Como pelo uso de drogas, ervas e objetos colocados no interior do utero.





Aconselhamento Genético



É modo pelo qual os pais podem saber quais são as possíveis doenças que seu filho poderá desenvolver, para orientar e esclarer qualquer duvidas a respeito da doença, pois as vezes os pais não desenvolvem a doença mas seu filho pode desenvolver.



Vantagens



Confirmar, diagnosticar uma possível doença genética;

· Identificar a melhor conduta terapêutica;

· Calcular e comunicar os riscos genéticos;

· Prover ou organizar apoio psicológico.

· Tratamento disponíveis

  • Explicar como fez o diagnóstico;
  • Explicar a doença;
  • Explicar as diferenças para outras doenças




Triagem populacional



A triagem populacional é uma das estratégias que podem ser utilizadas para tanto: em saúde pública, triar (ou rastrear) significa identificar, dentro de uma população considerada "normal", aqueles indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e que se beneficiariam de investigação adicional e de ação preventiva/terapêutica imediatas





Clonagem



Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares. Já se pode escolher o sexo dos bebês e selecionar embriões sem distúrbios graves.
Daqui a algum tempo será viável até alterar as suas características genéticas. Para o bem ou mal, a humanidade está se tornando capaz de decidir como serão os novos habitantes do planeta.


Isso é bom para a humanidade?

Embora as técnicas de clonagem terem avançado nos últimos anos, a questão ética e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos. De um lado, as religiões, principalmente cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiência neste sentido. Por outro lado, governos de vários países proíbem por considerar um desrespeito a ética do ser humano.



As principais vantagens da clonagem são:
- A preservação de animais em extinção;
- Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas;
- Clonagem de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos.
Ir para o topo Ir para baixo
gilson
Aluno
Aluno
gilson


Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 33

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 11:38 am

Aborto espontâneo:
O aborto espontâneo é realizado quando a mãe esta correndo um risco de vida e tem que escolher entre um filho que pode nascer com problemas ou com a perda da própria vida.No Brasil e em alguns lugares do mundo a aborto pode ser para alguns uma forma de tirar a vida e não de salva-la e o caso em que entra a igreja dizendo que não podemos tirar a vida do próximo. Mas também a igreja condena de formas exagerada a forma em que o aborto acontece como foi o caso de uma menina que SOFREU ESTRUPO e por lei pode SIM realizar o aborto, ai vem a igreja muitas vezes e diz que a família vai ser excomungada, como foi o caso de uma menina no Recife q sofreu abuso sexual. As palavras que disse o bispo da cidade: “Para salvar uma vida, argumenta, não é possível suprimir outra vida. Por princípio, a Igreja não deve admitir o aborto.”Eu concordo com a JESSICA em dizer que sim o aborto espontâneo deve ser realizado no momento e que a criança pode ate mesmo nascer sem a própria MÃE.
Aconselhamento Genético
Aconselhamento genético é para pais e ate mesmo familiares uma forma de descobrir se tem alguma doença hereditária ou genética ou seja doenças quem vem de gerações em gerações em algumas famílias. Isso costuma mostra aos pais que seus filhos podem nascer com certo tipo de doença que já vem ao longo da sua família e assim poder exercer um conhecimento que os mostrar que seus filhos podem ter certas doenças e como eles terão que lidar com isso.Mais uma vez eu apóio o discurso da JESSICA em dizer que é uma forma em que os pais tem o direito de saber do o que pode acontecer caso seu filho venha nascer com essas animálias e se preparar psicologicamente sobre essa questão.
Clonagem dos seres humanos
Clonagem é a produção de indivíduos iguais aos que já existiram produzido assim copias idênticas as originais.Novamente entra a igreja com seus conhecimentos religiosos sobre a questão de que DEUS é o único criador da vida, e a parte das questões éticas em que uma pessoa não quer ter um clone. A ciência junto com a tecnologia estão cada vez mais evoluídas nessa questão de clonar, algumas experiências já foram feitas com animais ,mais o que o homem busca mesmo é a perfeição para poder um dia clonar o próprio ser humano. Dessa vez eu não posso concorda com a JESSICA mais vou com a TAIANE o homem não tem esse direito de querer se dar por Deus. Ele é o criador de toda a vida e na minha opinião não devemos fazer vida novamente aonde já existiu a vida.

Programas de triagem populacional
Os programas de triagem populacional servem para diagnosticar algumas doenças antes mesmo ela se manifeste na pessoa,uma forma de monitorar a doença. Ex: o pré-natal é uma forma de diagnosticar a doença e assim procurar a melhor forma de ser tratada. A triagem populacional com certeza uma família e a ciência pois é uma forma rápida de saber se a criança vai ter algum tipo de doença e também uma forma de se cuidar.Pra quem já ouviu falar do projeto GENOMA HUMANO pode ter uma idéia de como a ciência tenta buscar dês do século XX uma forma de ler o DNA de uma pessoa inteira e saber tudo o que pode acontecer com ela futuramente ate mesmo as doenças que poderão fazer parte de sua vida entre outras coisas que o GENOMA HUMANO pode ser acrescentado. Eu concordo com a maioria dos meus colegas nessa questão da triagem populacional é fundamental para uma vida melhor.
Nome: Gilson Gonçalves 3°C N°10
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderson
Aluno
Aluno
Wanderson


Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 31
Localização : QNO 13 CONJ. O CASA 08

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 12:23 pm

ABORTO TERAPÊUTICO:


Denomina-se aborto terapêutico o aborto provocado (não-espontâneo) pelas seguintes motivações:
1º - para salvar a vida da gestante

2º - para preservar a saúde física ou mental da mulher

3º - para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves

4º - para reduzir seletivamente o número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidezas múltiplas

Para a maioria (totalidade?) dos pró-aborto a sua entrada nesse caminho medonho deu-se pela porta do aborto terapêutico. Grosso modo, parece-lhes que se uma mulher estiver em perigo de vida, por causa da gravidez, é lícito matar o bebê e ponto final. Mas se se pedir a um pró-aborto para explicar qual é a posição dos pró-vida neste ponto, ele não sabe explicar.

É uma pena que na base de uma decisão tão horrorosa esteja não a opção entre duas posições diferentes que se conheciam, mas a simples ADESÃO à única possibilidade que se vislumbrou.

Segue-se uma exposição da filosofia pró-vida no caso do chamado "aborto terapêutico"."Analisando o problema da gravidez com intercorrência de enfermidade de natureza grave na gestante, sob o ponto de vista terapêutico, deparamo-nos, EMBORA NÃO FREQÜENTEMENTE, com casos difíceis, que constituem verdadeiro desafio à formação científica e moral do médico.

Outrora ocorriam em maior número os casos obstétricos em que o agravamento do mau estado de saúde da gestante colocava o médico na constrangedora situação de ver esvaírem-se duas vidas humanas, sem dispor de recursos eficazes para tentar a salvação de ambas.

Na época atual, porém, aquela desconcertante situação de "expectativa com os braços cruzados" NÃO MAIS PREVALECE. Os extraordinários recursos de que dispõe atualmente a Medicina oferecem ao médico meios para prosseguir na luta em busca do fim almejado, isto é, a salvação do binômio mãe-filho.




ACONSELHAMENTO GENÉTICO:


O que é Aconselhamento Genético?

Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária e/ou genética na família, através da qual os pacientes e/ou parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica.

No que consiste o Aconselhamento Genético?

Consiste em uma avaliação de um indivíduo ou da família para um ou mais casos seguintes:

Confirmar, diagnosticar ou manejar um condição genética;
Identificar a melhor conduta terapêutica;
Calcular e comunicar os riscos genéticos;
Prover ou organizar apoio psicológico.
Por que fazer Aconselhamento Genético?

Muitos casais deixam de ter um ou mais filhos, porque eles ou familiares tiveram uma gestação ou um filho com uma doença genética;
Porque nem tudo que é congênito é hereditário;
Para permitir um planejamento familiar de melhor qualidade; nesta e em fururas gerações;
Para avaliar tensões na gravidez, às vezes decorrentes de sentimento de culpa;
Para compreender melhor as causas de doenças nas famílias.
Quais são os motivos mais comuns para um Aconselhamento Genético pré-natal?

Idade materna acima de 35 anos na gestação;
Resultados anormais de um ultra-som fetal ou de avaliação bioquímica do risco fetal;
História pessoal ou familiar de uma dosagem hereditária e/ou genética desconhecida ou suspeita, má formação ao nascimento, ou anormalidade de cromossomos;
A gestante tem uma condição médica conhecida ou suspeita que possa afetar o desenvolvimento fetal;
Parentesco entre pais;
Predisposição étnica para certas dosagens genéticas;
Casais que tiveram exposição a teratógenos;
Casais que tiveram filho natimorto ou neomorto sem explicação;
Casais que tiveram filho morto e/ou tem um filho vivo com malformações ou doença metabólica, ou retardo mental de causa inexplicada;
Casais inférteis;
Duas ou mais perdas na gravidez.
Quais os objetivos do Aconselhamento Genético?

Ajudar o paciente e seus familiares a:

Compreender os fatos médicos, incluindo curso provável da doença e conduta disponível;
Avaliar o modo pelo qual ocorre a hereditariedade para o distúrbio;
Compreender as alternativas para lidar com recorrência;
Escolher a poção mais apropriada para a evolução da gestão de acordo com suas metas de planejamento familiar, padrões éticos, morais, religiosos, econômicos;
Adaptar-se da melhor maneira possível ao nascimento e à vida de um membro da família afetada.
Quais as etapas do Aconselhamento Genético?

A) Anamnese
B) Exame físico e investigações complementares
C) Elaborar as hipóteses diagnósticas

A) Anamnese - O que é essencial perguntar?

Dados para construção do heredograma e anamnese pessoal e familiar meticulosa em ambos os lados da família;
Se há história familiar de doença genética/hereditária;
Se houveram mortes ou problemas ocorridos no período pré-natal, neo-natal e infância, por defeitos congênitos (causas, idade do óbito);
Se há história familiar do retardo mental;
Se teve abortos, quantos, em que trimestre, antes ou depois de ter filhos;
Se houve exposição a teratógenos;
Se há consangüinidade na família;
Qual a ascendência étnica;
Se algum dos cônjuges tem filhos em outro casamento, e em caso positivo, se são ou não saudáveis.
B) Exame físico e exames complementares:

Exame físico minucioso do afetado e familiares
Fotografias da infância, de afetados ou de falecidos
Exames complementares:

Cariótipo;
Malformações congênitas múltiplas;
Retardo mental;
Atraso no desenvolvimento psicomotor;
Alterações no ultra-som;
Natimortos;
Infertilidade;
Triagem para erros inatos do metabolismo;
DNA para doenças gênicas, infecciosas, tipagem Rh, teste de Paternidade;
R-X de esqueleto;
Autópsia.
C) Elaborar as hipóteses diagnósticas

estabelecer se o problema é genético ou não, cromossômico, monogênico, poligênico, multifatorial;
estabelecer o padrão de herança naquela família específica;
consultar outras especialidades médicas.
Como informar o diagnóstico?

Escolher local e hora apropriada;
De preferência exigir a presença do casal;
Apurar o que o casal ou familiares já sabem sobre a doença;
Dosar a maneira e a qualidade de informações;
Desmistificar informações errôneas;
Entender, assimilar e apoiar as reações;
Nunca ser diretivo, julgador;
Manter sempre o sigilo médico.
O que informar no Aconselhamento Genético?

Explicar como fez o diagnóstico;
Explicar a doença;
Explicar as diferenças para outras doenças;
Explicar as causas;
Estimar e apresentar os riscos de recorrência;
Explicar se existem testes de portadores;
Prognóstico e possíveis complicações;
Tratamento disponíveis;
Como modificar as conseqüências;
Como prevenir a recorrência;
Falar sobre possibilidade de diagnóstico pré-natal em futuras gestações.
E depois de infromar?

Oferecer segunda opinião;
Seguimento e suporte contínuo;
Absolver pais da responsabilidade;
Testar o que o casal compreendeu;
Fazer relatório a outros profissionais de saúde.
E o mais importante

Lembre-se que existem mais de 12 mil síndromes genéticas diferentes, e um profissional, o Genetecísta Clínico, pode servir de apoio.
No Aconselhamento Genético, é sempre melhor admitir ao casal que não se sabe a informação precisa, do que informar errado.



CLONAGEM DOS SERES HUMANOS:


O tema além de controverso é polêmico. O cientista através da curiosidade impulsiona o conhecimento e a investigação, no entanto, a curiosidade não pode vir isoladamente sem a ética. A clonagem de um ser por inteiro é considerado como um atentado aos direitos humanos, à moral e à liberdade. Os cientistas quando estão estudando um problema adentram em um túnel dentro do qual perdem a visão do todo. O cientista quer saber se o experimento funciona, etc. Mas tem que questionar criticamente onde suas investigações estão conduzindo, quais são as implicações que esses novos conhecimentos trazem e para onde estão nos conduzindo. Historicamente os valores humanos e a ética não foram capazes de sustar o desenvolvimento da ciência. Por outro lado, o universo humano é distinto em suas propriedades singulares quando comparado ao mundo natural, muito embora o homem esteja, por muitos aspectos, inserido na natureza. O que diferencia assim tão distintamente e acentuadamente o universo humano do mundo natural é o valor, e por isto a ética que trata do domínio dos juizos de valor, e implicam em moral e capacidade de escolher além de considerar diversos outros aspectos antropológicos e culturais. Uma das distinções que se costuma, fazer para separar o conhecimento e a moral, é considerar que os juizos que o emite estão na ordem do "ser", e, os juizos propriamente morais na ordem do "dever ser".
Na Inglaterra, há 10 anos atrás, a lei da Fertilização Humana e da Embriologia não permitia a clonagem humana e, nem pesquisas em células tronco (células-mãe). Permitia-se, unicamente a clonagem de embriões com até 14 dias para pesquisas em busca de soluções para a esterilidade. E, no ano de 2000, o governo americano adotou postura distinta, tirou do orçamento verbas para pesquisas em embriões.
O Legislativo Britânico (Casa dos Comuns) passou no final de 2000 a normatizar favoravelmente e a autorizar pesquisas que se utilizavam de células-mãe no desenvolvimento de tratamentos para diversas doenças, tais como Parkinson, Leucemia e outras formas de câncer. No início de 2001, a Casa dos Lordes aprovou legislação que autorizava a clonagem limitada de células embrionárias humanas mas ainda mantendo ilegal a clonagem humana. Mesmo que o Ministério da Saúde da Grã-Bretanha, tenha garantido que "legalmente" nunca permitiria que a clonagem humana "in totun" acontecesse, não é este "o primeiro passo para a clonagem "in totum" de seres humanos? Mesmo assim a possibilidade de clonagem humana parcial, com vistas a obter órgãos para transplantes, é extremamente polêmica.
Células-mãe são as que, durante o processo de embriogênese, transformam-se em diferentes tipos de células e, por isso, pela sua pluripotencialidade, podem originar diferentes partes do corpo (tecidos, órgãos, etc), por exemplo, células do sangue, neurônios, células vasculares (endotélios) e outras. Assim, na clonagem uma célula retirada de um doador, é fertilizada em laboratório e ao crescer e multiplicar-se durante 5 dias, dá origem a cerca de 100 "células-suporte" que tem o potencial de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, podendo ser usadas com fins terapêuticos, pois são células toleradas pelo sistema imunológico ("células amigas") e não como estranhas ("inimigas"), o que permitiria evitar a rejeição tão comum nos órgãos transplantados.

As células-mãe ou tronco podem ser obtidas tanto de adultos quanto de embriões, mas são as embrionárias (de embriões) de menos de 5 dias de vida que oferecem maior potencial de benefício para os seres humanos, como argumentam os pesquisadores. Uma alternativa muito promissora são as células do cordão umbilical do embrião "in vivo" que podem ser extraídas sem dano para o mesmo e para a mãe.
Mais uma vez, diante do fato concreto da clonagem de seres humanos, encontramo-nos diante de um impasse histórico, sabendo-se que a cultura "por mais que tenha tentado, não tem conseguido impedir o "progresso da ciência". Nesta dicotomia onde a sociedade, por um lado, é o espaço contextual da experimentação para alguns e um "campo de jogo" para outros! Resta-nos estabelecer as regras, e para essas são essenciais os juízos de valor que embasam a bioética. Dentro do pluralismo ético, respeitando-se o principialismo (Beauchamp e Childress) que apresenta quatro princípios básicos: o princípio do respeito à autonomia (a decisão depender do paciente ou centra-se nele); o princípio da não-maleficiência; o princípio da beneficência e o princípio da justiça, todos convergindo ao respeito à vida.



PROGRAMAS TRIAGEM POPULACIONAL:


A triagem populacional é uma das estratégias que podem ser utilizadas para tanto: em saúde pública, triar (ou rastrear) significa identificar, dentro de uma população considerada "normal", aqueles indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e que se beneficiariam de investigação adicional (para confirmar e/ou excluir este risco) e de ação preventiva/terapêutica imediatas.
Sleep



Wanderson Alves
nº 29
3º 'C'


Última edição por wanderson200913 em Sex Out 02, 2009 7:36 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo 3°C
Aluno
Aluno
João Paulo 3°C


Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 1:26 pm


Aborto Terapêutico
“ Denomina-se aborto terapêutico o aborto provocado (não-espontâneo) pelas seguintes motivações:
para salvar a vida da gestante;para preservar a saúde física ou mental da mulher;

para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves;

para reduzir seletivamente o número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidades múltiplas.”

Levando em conta meus valores morais,éticos e religiosos,eu sou contra esse tipo de aborto porque por mais que é importante levar em conta a vida da gestante,acho importante também preservar a vida do bebê,que é um ser vivo.Acredito que é possível ver os dois lados e acredito que a maioria das pessoas que fazem esse tipo de aborto é para dar fim a uma gestação que poderia resultar num bebê com graves problemas.Daqui a pouco, estaremos selecionando seres vivos “perfeitos”, que não terão nenhum problema de saúde,simplesmente porque ninguém quer cuidar de bebês “especiais”.Isso,para mim, é orgulho;egoísmo de uma pessoa que não quer saber do próprio filho.Infelismente essa é a verdade!As pessoas acham que isso é um simples aborto,como se não influenciassem o psicológico dos pais e de toda a família.As pessoas que já passaram por isso sabe que não é fácil, ainda mais sendo um asunto que causa polêmicas e controvércias.São muitas as opiniões diferentes quanto a esse assunto. A minha é essa porque sou a favor da vida e vale ressaltar que mesmo que ainda indefeso no ventre da mãe,se este é considerado um ser vivo, ele é protegido por lei e tem o direito de nascer. E quanto a vontade da mãe, conheço casos de pessoas que deram preferência ao bebê que esperavam à própria vida. De casos aqui mesmo de nossa comunidade.Essas sim são pessoas corajosas e que algumas –hoje- vivem felizes com seus filhos, saudáveis ou não.Parabéns a essas guerreiras,que realmente deram suas vidas! Não é fácil tomar uma decisão tão séria como essa!(Santa Gianna Beretta Molla,médica,esposa e mãe de família que ofereceu sua vida em favor da fiha que esperava dizendo: “ Se for preciso decidir entre a minha vida e a da criança, não duvideis; escolhei eu o exijo-a dela; salvai-a.”




Aconselhamento Genético



Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária e/ou genética na família, através da qual os pacientes e/ou parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica”



Na minha opinião, eu não vejo problema com essa questão porque é algo que está aí para ajudar na prevenção de algo que pode ser sério.Mas vale lembrar que os pais devem estar muito preparados para qualquer notícia ,seja ela qual for. E se não for boa, enfrentá-la de cabeça erguida e ter o apoio de toda família é de fundamental importância!

Programa de Triagem Populacional



A triagem populacional é uma das estratégias que pode ser utilizadas para tanto: em saúde pública, triar (ou rastrear) significa identificar, dentro de uma população considerada "normal", aqueles indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e que se beneficiariam de investigação adicional (para confirmar e/ou excluir este risco) e de ação preventiva/ terapêutica imediatas.”




Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo 3°C
Aluno
Aluno
João Paulo 3°C


Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 4:18 pm

Clonagem de Seres Humanos



Pode ser até bom para os cientistas,mas eu particularmente não queria um clone meu,porque pode até ser igualzinho a mim, mas não seria eu! As pessoas se acham “deuses” de suas vidas até ao ponto de “criar” outros seres vivos.Será que eles serão tratados iguais a nós? É uma questão a pensar!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo 3°C
Aluno
Aluno
João Paulo 3°C


Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 4:21 pm

[i][i]Clonagem de Seres Humanos

Pode ser até bom para os cientistas,mas eu particularmente não queria um clone meu,porque pode até ser igualzinho a mim, mas não seria eu! As pessoas se acham “deuses” de suas vidas até ao ponto de “criar” outros seres vivos.Será que eles serão tratados iguais a nós? É uma questão a pensar!!
[/i][/i]
Ir para o topo Ir para baixo
Marianne F
Aluno
Aluno
Marianne F


Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 4:58 pm

ABORTO TERAPEUTICO

Aborto terapeutico é o aborto provocado (não-espontaneo ) pelos seguintes motivos:
- para salvar a vida da gestante;
- para preservar a saude fisica e mental da mulher;
- para dar fim a uma gestaçao que resultaria numa criança com broblemas congenitos que seriam fatais ou associadoas com enfermidades graves;
- para reduzir seletivamente o numero de fetos para minorar a possobilidade de riscos associados a gravidez multipla.

Bem , na minha opiniao , se for levar em conta o primeiro caso , salvar a vida da mae, em algumas casos é dificil afirmar que o aborto salvará a vida da mae. E se abortar nao resolver o problema ? se a mae morrer tambem ? serao duas vidas que serao perdidas. A ideia de que em caso de perigo para a vida da mae, pode-se matar deliberadamente o filho, nao justifica nada . E tem o que o Lucas Vinnicius disse "está tirando uma vida antes dessa mesma existir".
E tambem tem a questao de que ambos ( mae e filho ) têm direitos iguais- no caso, direito a vida – de que duas pessoas diferentes nao podem subordinar-se um ao outro . ambas merecem o mesmo respeito aos direitos humanos inalienaveis, independentemente da maior fragilidade ou da maior força de um sobre o outro.
E tambem tem a questao de que ninguem tem direito de tirar a vida de ninguem, mesmo que ainda nao tenha nascido. Mesmo sendo um feto , é um ser vivo , é uma vida , e ninguem –a nao ser deus – tem o direito de tira-la.
______________________________________________________________________

ACONSELHAMENTO GENETICO

O aconselhamneto genetico é basicamente uma consulta genetica em que os paciente ou parentes com disturbios geneticos herdados , sao alertados das consequencias, a probabilidade de trasmiti-lo e as opçoes existentes para preveni-lo , evita-lo ou melhorá-lo .
Alguns projetos , como o PGH, estao trabalhando nisso tambem. O PGH ( projeto genoma humano ) tem como objetivo mapear e determinar as sequencias que compoem o DNA humano .Os responsaveis pelo projeto acreditavam que a descoberta da posição de cada gene, além de sua composiçao, seria valiosa para diagnostico e a cura de muitas doenças,como cancro, obesidade, diabetes, doenças auto-imunes e hipertensão.
O aconselhamento genetico pode ser muito ultil nesse caso , assim as pessoas saberiam como agir se caso o proximo descendente viesse a ter a mesma doença. Mas as vezes o risco de recorrencia é tao pequeno, que é considerado desprezivel, mas outras vezes o risco é tao alto, que é quase certo que o problema vai acontecer. É sempre melhor ter as informaçoes corretas.
______________________________________________________________________

PROGRAMA DE TRIAGEM POPULACIONAL

A triagem populacional consiste basicamente em prevenir individuos que estao em risco de desenvolver uma doença especifica, antes que apareçam os sintomas. É tipo um mapeamento, para descobrir doenças e evita-las .
Alguns tipos de triagem sao usados em recem-nascidos que nascem com algumas doenças , para tratar a doença antes que ela se desenvolva.

______________________________________________________________________

CLONAGEM DE SERES HUMANOS

Embora as técnicas de clonagem terem avançado nos ultimos anos, a clonagem de seres humanos ainda esta muito longe de acontecer. Alem de alguns limites cientificos, a questao ética e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos. De um lado, as religioes, principalmente cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiencia neste sentido. Por outro lado, governos de vários países proibem por considerar um desrespeito a ética do ser humano.
Na minha opiniao, a clonagem de seres humanos é um atentado aos direitos humanos , a moral e a liberdade, pois estao tentando criar vidas a partir de outras. Com que direito as têm pessoas para criam vidas ? Só Deus é o criador da vida .
E a clonagem nao é nada certo. Alguns experimentos deram errado , como por exemplo a ovelha Dolly , que morreu dois anos depois e teve envelhecimento precoce. Entao nao é nada certo.



By: Marianne Silva França 19
3° "C"




.[left]
Ir para o topo Ir para baixo
Daphne Karla
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 32

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySáb Set 26, 2009 7:59 pm

Aborto terapêutico


Assim como foi citado acima pelos meus colegas, confirmo os meus resultados às suas pesquisas, que trazem como conteúdo a definição universal para 'aborto terapêutico'.Que,sucintamente, significa um aborto não espontâneo, justificado por motivos que alegam a necessidade de:

*Salvar a vida da gestante;
*Dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos fatais ou associados à graves enfermidades;
*Preservar a saúde física e mental da gestante;
*Reduzir o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos numa gravidez múltipla.

_ Na Constituição Federativa do Brasil, já com reformulações de emendas, diz no Título VIII- Da ordem social, capítulo VII (Da família, da criança, do adolescente e do idoso) no Artigo 227 que, "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
_Como se pode notar, a própria Constituição do Estado, que rege todo o território brasileiro, contradiz-se.

Aconselhamento genético

O que é Aconselhamento Genético?

Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária e/ou genética na família, através da qual os pacientes e/ou parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica.

No que consiste o Aconselhamento Genético?

Consiste em uma avaliação de um indivíduo ou da família para um ou mais casos seguintes:
Confirmar, diagnosticar ou manejar uma condição genética;
Identificar a melhor conduta terapêutica;
Calcular e comunicar os riscos genéticos;
Prover ou organizar apoio psicológico.

Por que fazer Aconselhamento Genético?

Muitos casais deixam de ter um ou mais filhos, porque eles ou familiares tiveram uma gestação ou um filho com uma doença genética;
Porque nem tudo que é congênito é hereditário;
Para permitir um planejamento familiar de melhor qualidade; nesta e em fururas gerações;
Para avaliar tensões na gravidez, às vezes decorrentes de sentimento de culpa;
Para compreender melhor as causas de doenças nas famílias.

Obs: Existem mais de 12 mil doenças ligadas à congenitura e hereditariedade.

Programas de triagem populacional

O objetivo do serviço de Mapeamento e Triagem Populacional é obter um retrato das condições gerais de saúde do grupo em um curto espaço de tempo e com um custo muito acessível.
Em outras palavras, segundo a autora Sônia Lopes – na sua obra Biologia:vol.único-, há muitos anos atrás foi criado o programa de triagem populacional para adolescentes judeus. Nesse grupo é alta incidência da doença de Tay-Sachs, causada por alelo recessivo. Essa doença provoca grave deterioração neurológica, que geralmente causa a morte na infância. Os adolescentes podem ser homozigóticos dominantes ou heterozigóticos. Uma vez detectado o alelo recessivo, recebe a orientação adequada sobre os riscos de vir a ter um descendente com essa anomalia.

Clonagem de Seres Humanos

No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.
A duplicação de um ser humano adulto é teoricamente possível, usando-se os métodos conhecidos atualmente, mas as opiniões variam muito, tanto quanto a visibilidade técnica como quanto aos aspectos morais. Quanto ao processo que gerou a ovelha, pode-se dizer que a mesma técnica pode não ter êxito, pelo menos em curto prazo, se tentada em humanos, devido a cronologia da diferenciação celular nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário, o processo se torna muito inviável.


_ Logo, levando em consideração os meus valores morais, éticos e religiosos, a clonagem de seres humanos pode até ser uma opção viável para alavanque econômico-tecnológico, porém, não há a possibilidade de “fazer um ser humano” e esquecer de atribuir-lhe valores, que não se clonam..!


[b][i]Daphne Karla n°04 / 3°ano"C"

Te amo...my teacher.....
Ir para o topo Ir para baixo
keilla
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/09/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyDom Set 27, 2009 8:48 pm

Aborto terapeutico


Resumidamente falando é um aborto "obrigatorio" pois se nao for feito pode resultar na morte da mae.Apesar disso muitos ainda sao contra .


Aconselhamento genetico


É um procedimento onde se estuda a probabilidade de uma criança vir a desenvolver uma determinada doença quando adulto atravez de exames feitos em seus pais e familiares.


Programas de Triagem Populacional


Estuda a possibilidade de determinadas pessoas terem doenças atravez de seus antepaçados.


Clonagem de ser humano


A principio a clonagem foi criada para fins terapeuticos e reprodutivos, entretanto com o passar do tempo nao é mas bem assim.
Opiniao da escritora:sou contra pois eu acho que mesmo para objetivos beneficentes o ser humano é unico e nao clonavel.

BJOKS PROFF
I LOVE YOU
P.S.:eU ODEIO BIOLOGIA!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Daphne Karla
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 32

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptySeg Set 28, 2009 1:32 am

Biologia é uma chatice...., ainda bem que a professora salva.!
Ir para o topo Ir para baixo
DebOrazinha
Aluno
Aluno



Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 32
Localização : BrasÓlia

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyQua Set 30, 2009 11:00 pm

Aborto



Aborto é um tema muito discutido em qualquer lugar que você vá as opiniões variam de pessoa para pessoa, de acordo com sua religião, conhecimento sobre o assunto vai determinar a crime no Brasil, exceto nos casos em que a grávida corra risco de vida ou em caso de estrupo.

Mas há casos onde os fetos são anencefálos já que não há vida a ser protegida, uma vez que a anencefalia é uma má formação fetal congênita fatal em 100% dos casos. A antecipação desses partos não caracteriza o crime de aborto tipificado no Código Penal porque "a morte do feto deve ser resultado direto dos meios abortivos, sendo imprescindível tanto a comprovação da relação causal como a potencialidade de vida extra-uterina do feto"

Existem vários tipos de aborto:



Aborto espontâneo:



O aborto é considerado

· Aborto devido a uma ocorrência acidental (quedas) ou natural..

· Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.



Aborto induzido:



· aborto causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto induzido, voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:



o Aborto terapêutico

§ aborto provocado para salvar a vida da gestante

§ para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves

o Aborto eletivo: aborto provocado por qualquer outra motivação que é considerado crime no Brasil. Como pelo uso de drogas, ervas e objetos colocados no interior do utero



Aconselhamento Genético



É modo pelo qual os pais podem saber quais são as possíveis doenças que seu filho poderá desenvolver, para orientar e esclarer qualquer duvidas a respeito da doença, pois as vezes os pais não desenvolvem a doença mas seu filho pode desenvolver.





Vantagens



· Confirmar, diagnosticar uma possível doença genética;

· Identificar a melhor conduta terapêutica;

· Calcular e comunicar os riscos genéticos;

· Prover ou organizar apoio psicológico.

· Tratamento disponíveis

  • Explicar como fez o diagnóstico;
  • Explicar a doença;
  • Explicar as diferenças para outras doenças




Triagem populacional



A triagem populacional é uma das estratégias que podem ser utilizadas para tanto: em saúde pública, triar (ou rastrear) significa identificar, dentro de uma população considerada "normal", aqueles indivíduos que estão em risco de desenvolver uma doença específica e que se beneficiariam de investigação adicional e de ação preventiva/terapêutica imediatas





Clonagem



Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares. Já se pode escolher o sexo dos bebês e selecionar embriões sem distúrbios graves.
Daqui a algum tempo será viável até alterar as suas características genéticas. Para o bem ou mal, a humanidade está se tornando capaz de decidir como serão os novos habitantes do planeta.


Isso é bom para a humanidade?

Embora as técnicas de clonagem terem avançado nos últimos anos, a questão ética e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos. De um lado, as religiões, principalmente cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiência neste sentido. Por outro lado, governos de vários países proíbem por considerar um desrespeito a ética do ser humano.



As principais vantagens da clonagem são:


- A preservação de animais em extinção;
- Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas;
- Clonagem de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos.







Pof : e para corigir o outro pQ ficou ruim pra ler Fórum - 3º ano C Icon_smile
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelaxD
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/10/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyDom Out 04, 2009 5:34 pm

Antes de tudo desejo falar um pouco o conceito de cada tema selecionada pela professora;

  • Clonagem:A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo ( homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.


  • Aborto terapêutico: è provocado pelas razões:
    para salvar a vida da gestante
    para preservar a saúde física ou mental da mulher
    para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves
    para reduzir seletivamente o número de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidezas múltiplas



  • Aconselhamento genético:é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária e/ou genética na família, através da qual os pacientes e/ou parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica.
  •  programas de triagem populacional: sua função é obter um retrato das condições gerais de saúde do grupo em um curto espaço de tempo e com um custo muito acessível. Além disso, é possível ter subsídios concretos para avaliar a distribuição ideal dos investimentos da sua empresa em ações de promoção de saúde.
comentario: Primeiramente observando a questão da clonagem, por mais que ela demostre um sucesso na area cientifica como também da capacidade humana, eu não apoio ,em relação a clonagem humana pois acredito que desta forma o homem interfere nas questões sociais em relaçãoa vida e também a vontade de Deus,pois se Deus quisesse que tal pessoa fosse dose dupla,ou tripla e assim vai concerteza Ele tinha feito de acordo com a sua vontade,acredito que ninguem tem este direito ,pois imagino eu que  grupo que realizou este envento (certos cientistas) não levaram em conta o querer de Deus,por mais que Ele permitiu isto, ninguem tem o direito de dá a vida a uma pessoa ainda sendo copia de outra.    Agora em relação ao aborto que isto é uma questão muita que envolve a razão e os sentimentos ao mesmo tempo e assim fica dificil de ter um ponto de vista contra ou favor, o aborto logicamente vai ajudar uma das vidas porém quebra com todas as regras e principios da vida.Em relação a isso só apenas Deus pode julgar se é certo ou errado.Mas isso tambem depende da familia,o apoio familiar.  Juntamente com a os aconselhamentos e a triagem sou a favor,pois não faz mal e eu concerteza estara salvando e dandouma condição melhor a muitas vidas. Rafaela 3c numero 24
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelaxD
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/10/2009

Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C EmptyDom Out 04, 2009 5:47 pm

 Triagem Populacional:O objetivo  é obter um retrato das condições gerais de saúde do grupo em um curto espaço de tempo e com um custo muito acessível. Além disso, é possível ter subsídios concretos para avaliar a distribuição ideal dos investimentos da sua empresa em ações de promoção de saúde.opnião:Bom eu sou a favor acho que conhece do assunto concordaria sem comentarios.- Aconselhamento Genético: Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados com a ocorrência, ou risco, de recorrência de uma doença genética na família, através do qual pacientes e/ou parentes que possuam ou estejam em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, aprobabilidade ou risco de desenvolvê-la, ou transmiti-la, e as opçõespelas quais pode ser prevenida ou melhorada.opnião:Sou a favor.Abortoterapêutico  Ele é feito legalmente quando: Para salvar a vida da gestantePara preservar a saúde física emental da mulher Para dar fim a uma gestação queresultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ouassociados com enfermidades gravesPara reduzir seletivamente onúmero de fetos para minorar a possibilidade de riscos associados à gravidezmúltipla.obs:Eu concordo,pois afinal vai estar salvando vidas, apesar de estar abrindo mão de um ser que vai nascer.Pois seria correto uma criança sem mãe?Ja sabendo?Logico que ha suas consequencias tanto com o uso ou não da ação isso dependo é das pessoas que estão envolvidas.Clonagem:É produzir um ser com as mesmas características de um outro já existente.Existem vários tipos de clonagem: a natural, a induzida artificialmente,reprodutiva,Embrionária e a terapêutica. Todas com o mesmo objetivo.obs:Eu não concordo porque se fosse para se ter uma copia de outra pessoa,Deus tinha pensando em gemeos e ainda mais a pessoa seria gemea.E se Ele escolheu assim é porque não necessita.E além de tudo  homem estara interferindo dos seus principios e até mesmo se contradizendo.Monica de melo num:21
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fórum - 3º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 3º ano C   Fórum - 3º ano C Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fórum - 3º ano C
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fórum - 2º ano A
» Fórum - 2º ano B
» Fórum - 2º ano C
» Fórum - 1º ano A
» Fórum - 1º ano B

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CED07deTaguatinga :: Forum Educacional :: Biologia-
Ir para: