CED07deTaguatinga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CED07deTaguatinga

Forum Educacional
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Fórum - 1º ano C

Ir para baixo 
+15
Layane Araújo
esther mendes
junio
Victória Marques Chaves
david brendon lima
Álan Roger 1ºC
Gil
Priscila 1°C
itallo borges trigueiro
Brenna M.
Dayane Martins
Daniele Tais
Letícia Caixeta
Ester
Gasparina
19 participantes
AutorMensagem
Gasparina
Moderadores
Moderadores



Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/08/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySáb Set 12, 2009 10:01 pm

Sejam bem-vindos ao Fórum de Biologia do Centro Educacional 07 de Taguatinga. Bons estudos! Fórum - 1º ano C Icon_biggrin


Atividade Avaliativa.

Valor: 2 pontos.

Período: 12/09/2009 a 27/09/2009.


Procure mais informações a respeito das doenças comentadas no livro ( Biologia-volume único/ Sônia Lopes, Sérgio Rosso, -1. ed. -São Paulo: Saraiva, 2005, pág. 112) e de outras decorrentes de mutações gênicas e discuta sobre elas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ester
Aluno
Aluno
Ester


Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/08/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyQua Set 23, 2009 7:52 pm

Nome: Ester Castro de Lima Nº: 16 1º C

Mutações Gênicas

Mutações gênicas são modificações acidentais do material genético, podem provocar alterações nas características do organismo.São mudanças que ocorrem nos genes, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, é responsável pela variabilidade gênica. Essas alterações podem ou não ser prejudiciais.

Progeriaou Síndrome de Hutchinson-Gilford É uma doença genética extremamente rara caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro, acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal.A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.Essa doença afeta 1 entre 8 milhões de crianças. Desde a sua identificação foram relatados cerca de 100 casos. É uma doença Letal.
As principais características são a perda de cabelo, perda de gordura subcutânea e osteólise; artrose; baixa estatura ou nanismo; cabelo rarefeito ou ausente; clavícula ausente ou anormal; dificuldades na alimentação no lactente; envelhecimento prematuro; erupção tardia dos dentes; face estreita; luxação do quadril; mobilidade articular diminuída; pele fina; pilosidade corporal reduzida; puberdade tardia; sobrancelhas ausentes/rarefeitas; unhas dos pés finas; fontanela grande; lábios finos; lóbulo do pavilhão auricular pequeno/hipoplásico e osteoporose.


Doença de Alzheimerdoença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento. O número de pacientes no Brasil é estimado em 1 milhão e 200 mil e de 18 milhões no mundo inteiro.

Adrenoleucodistrofia Uma característica ligada ao cromossomo X, e acredita-se que sua ocorrência seja superior a 1 em cada 100.000 pessoas. O defeito metabólico é o acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa no sistema nervoso, nas glândulas adrenais e nos testículos, onde o material acumulado interrompe a atividade normal. Existem várias formas diferentes da doença. A mais grave é a forma cerebral infantil, que aparece em meio à infância. As demais formas aparecem durante a adolescência. Aproximadamente um terço das pessoas afetadas desenvolve sintomas neurológicos, enquanto todas desenvolvem uma função adrenal anormal.

Vídeos interessantes encontrados relacionados á esses assuntos:

Progeria:https://www.youtube.com/watch?v=LAVvpHHrBDU

Doença de Alzheimer:https://www.youtube.com/watch?v=Q_yLpmjxR5U

Adrenoleucodistrofia:https://www.youtube.com/watch?v=2I1fTKITR1A


Minha Opinião: Essas e outras doenças causadas por mutações Gênicas, são devastadoras que podem fazer com que o indivíduo tenha seu tempo de vida reduzido, causa dependência de outras pessoas e em muitos casos que até seja levado á óbito, essas pessoas devem passar por grande preconceito.Bem dificil lidar com essas pessoas portadoras dessas mutações pois requerem cuidados especiais.Não ter uma vida normal por culpa de genes não deve ser uma tarefa fácil.Genes podem definir nossa vida!
Ir para o topo Ir para baixo
Letícia Caixeta
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/08/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyQui Set 24, 2009 7:43 pm

Progeria é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta os recém nascidos.A forma mais severa desta doença é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford.As crianças com progeria envelhecem entre cinco e dez vezes mais rápido do que o normal. Elas perdem os cabelos, ganham rugas na pele e chegam a morrer por causa de arteriosclerose ainda na adolescência


A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e conseqüente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a menor tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados. É uma doença muito relacionada com a idade, afetando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os 15 anos..

Adrenoleucodistrofia (ALD) é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central freqüentemente associada à insuficiência adrenal (IA) primária. Devido a um defeito genético, não ocorre à oxidação dos ácidos graxos saturados de cadeia muito longa (AGSCML), os quais se acumulam na forma de ésteres de colesterol na substância branca cerebral e no córtex adrenal. O fenótipo mais comum da ALD é a forma cerebral que se desenvolve em indivíduos do sexo masculino entre 5 e 12 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Daniele Tais
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySex Set 25, 2009 5:52 pm

Mutação Gênica


Todos os dias as suas células produzem proteínas que contêm aminoácidos em uma certa seqüência.
Essa célula se multiplica e de repente aparece uma mancha amarelada em sua pele. Provavelmente essa proteína poderá ter sofrido uma alteração em sua seqüência de aminoácidos, tendo havido a substituição de um aminoácido por outro, o que acarretou uma mudança em seu mecanismo de atuação e, como conseqüência levou à produção de um pigmento de cor diferente. Agora, como a seqüência de aminoácidos em uma proteína é determinada pela ação de um certo gene que conduz à síntese do pigmento.

A mutação e suas conseqüências

Se a alteração na seqüência de aminoácidos na proteína não afetar o funcionamento da molécula e não prejudicar o organismo, de modo geral ela passa despercebida, é indiferente.
Outras vezes, a alteração leva a um favorecimento. Imagine, por exemplo, que uma certa célula do seu intestino passe a produzir uma enzima chamada celulase, capaz de digerir a celulose dos vegetais que você come. provavelmente a mutação que levou a esse erro será vantajosa para você, que poderá eventualmente até alimentar-se de papel picado.
Muitas vezes, porém, a mutação pode ser prejudicial. Na anemia falciforme, a substituição do aminoácido ácido glutâmico pelo aminoácido valina, em uma das cadeias de hemoglobina, conduza a uma alteração na forma da proteína toda. Essa alteração muda o formato do glóbulo vermelho, que passa a ser incapaz de transportar oxigênio. Outra conseqüência, grave, é que hemácias com formato de foice grudam umas nas outras nos capilares sangüíneos, o que pode provocar obstruções no trajeto para os tecidos.

As causas das mutações

De maneira geral, as mutações ocorrem como conseqüência de erro no processo de duplicação do DNA. Acontecem em uma baixíssima freqüência. Muitas delas, inclusive, são corrigidas por mecanismos especiais, como, por exemplo, a ação do gene p53 que evita a formação de tumores.

Há, no entanto, certos agentes do ambiente que podem aumentar a taxa de ocorrência de erros genéticos. Entre esses agentes mutagênicos podemos citar: substâncias existentes no fumo, os raios X, a luz ultravioleta, o gás mostarda, ácido nitroso e algumas corantes existentes nos alimentos. Não é à toa que, em muitos países, é crescente a preocupação com a diminuição da espessura da camada do gás ozônio (O3), que circunda a atmosfera terrestre. Esse gás atua como filtro de luz ultravioleta proveniente do Sol. Com a diminuição da sua espessura, aumenta a incidência desse tipo de radiação, o que pode afetar a pele das pessoas. Ocorrem lesões no material genético, que podem levar a certos tipos de câncer de pele.

study
Ir para o topo Ir para baixo
Dayane Martins
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySáb Set 26, 2009 7:58 pm

Meninas,Mutações Gênicas são modificações acidentais no material genetico,infelizmente essa alteração pode causar grandes danos no decorrer da vida.Como as doenças de Progeria,Alzheimer e adrenoleucodistrofia,que vocês já citaram!Eu pesquisei uma e achei muito interessante e não sabia que era uma doença decorrente a mutação gênica,é o Albinismo, que é o conjunto de características que ocorrem por falha genética que impossibilita a produção de pigmentos naturais do corpo,são aquelas pessoas que possuem a pele bem branca,os olhos chegam até ser meio rosado,os cabelos são totalmente brancos ou um amarelo muito pálido.E o pior,essas pessoas,albinas,não podem ter contato com o sol,sem estar usando um protetor muito bom e devem estar usando roupas adequadas,ao contrario sofrerão queimaduras de graus variados.Gente,muito interesante, nos albinos o cérebro e a espinha dorsal são totalmente brancos,enquanto em pessoas comuns são escuros.Essa doença pode acontecer,também em animais e plantas.
Essas pessoas sofrem todos os dias o preconceito de pessoas desumanas,que não sabem o quanto é dificil conviver com essa doença;
Fórum - 1º ano C Icon_neutral

Ir para o topo Ir para baixo
Brenna M.
Aluno
Aluno
Brenna M.


Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 29

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySáb Set 26, 2009 9:19 pm

Cada espécie existente, animal ou vegetal, possui um conteúdo cromossômico que é responsável pela hereditariedade das características próprias do tipo de organismo estudado. Estes conteúdos chamam-se genomas e dão a cada espécie um número característico de cromossomos. A espécie humana tem seu genoma distribuído em 46 cromossomos, sendo 44 destes autossomos e 2 sexuais.

As anomalias podem ser causadas por erros de cópia do material genético durante a divisão celular, por exposição à radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus. Ou seja, visto que o material não é estático pode dar-se uma mudança na sequência das bases das moléculas de DNA, o que leva à mudança das proteínas fabricadas. Se as tais proteínas estão implicadas em funções específicas e fundamentais no organismo, a versão modificada das proteínas pode, por sua vez, originar uma doença.

O albinismo (ausência da melanina), a hemofilia (alteração de um gene regulador da síntese protéica sanguínea que afeta a coagulação) e a anemia falciforme (alteração do material genético que conduz à síntese da hemoglobina e que provoca, assim, hemácias com formas irregulares) são exemplos de doenças provocadas por mutações.
Ir para o topo Ir para baixo
itallo borges trigueiro
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/09/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyDom Set 27, 2009 3:34 pm

Mutações Gênicas

Mutações
gênicas
são modificações acidentais do material genético, podem provocar alterações nas características do organismo.São mudanças que ocorrem nos genes, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

Progeriaou Síndrome de Hutchinson-Gilford É uma doença genética extremamente rara caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro, acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal.A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.Essa doença afeta 1 entre 8 milhões de crianças. Desde a sua identificação foram relatados cerca de 100 casos. É uma doença Letal.
As principais características são a perda de cabelo, perda de gordura subcutânea e osteólise; artrose; baixa estatura ou nanismo; cabelo rarefeito ou ausente; clavícula ausente ou anormal; dificuldades na alimentação no lactente; envelhecimento prematuro; erupção tardia dos dentes; face estreita; luxação do quadril; mobilidade articular diminuída; pele fina; pilosidade corporal reduzida; puberdade tardia; sobrancelhas ausentes/rarefeitas; unhas dos pés finas; fontanela grande; lábios finos; lóbulo do pavilhão auricular pequeno/hipoplásico e osteoporose.
A doença de Alzheimer comé uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e conseqüente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar apleta ausência de autonomia dos doentes.
O albinismo (ausência da melanina), a hemofilia (alteração de um gene regulador da síntese protéica sanguínea que afeta a coagulação) e a anemia falciforme (alteração do material genético que conduz à síntese da hemoglobina e que provoca, assim, hemácias com formas irregulares) são exemplos de doenças provocadas por mutações.
Ir para o topo Ir para baixo
Priscila 1°C
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyDom Set 27, 2009 5:36 pm

Mutações Gênicas


 


  As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.
 A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, conseqüentemente, é responsável pela variabilidade gênica.
 Várias doenças humanas são causadas por alterações em genes,que deixam de executar suas funçõe normais. Elas são:
Progeria é uma
doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos. Aparecem em crianças com idade 5 ou 6 anos, fazendo com que aos 8 ou 9 anos elas aparentem idade idosa.


Alzheimer: A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.


________________________________________________________________________


 


Comentário: Elas são devastadoras,trazem vários problemas dêsde o envelhecimento precoce até a morte. Um dos fatores principais é a falta de  centros especializados nessas doenças, hoje são poucos que ajundam, outro problema é o preconceito contra essas doenças, até pelo fato da abundante ignorância humana, antes mesmo de conhece-las.Chegamos ao ponto de menosprezar os nossos semelhantes simplismente pela diferença.

Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySeg Set 28, 2009 6:03 pm

GiŁCŁeYɈǑÑ Guedes 1°C Ñ°:19



Mutação Gênica
Uma mutação é definida como qualquer alteração permanente do DNA. Pode ocorrer em qualquer célula, tanto em células da linhagem germinativa como em células somáticas. As mutações envolvem Mutações Cromossômicas (quebra ou rearranjo dos cromossomos) e Mutações Gênicas.
As mutações pontuais são muitas vezes geradas por erros na duplicação do DNA ou na hora transcrever o DNA para RNA. As mutações cromossômicas, que podem ser alterações no número dos cromossomos de uma célula, ou podem ser alterações estruturais, rearranjos do DNA.

Mutações de Sentido Trocado
Alteram o "sentido" do filamento codificador do gene ao especificar um aminoácido diferente.

Mutações Sem Sentido
Normalmente a tradução do RNAm cessa quando um códon finalizador ( UAA, UAG e UGA) é alcançado. Uma mutação que gera um dos códons de parada é denominada mutação sem sentido.

Mutações no Processamento do RNAm
O mecanismo normal pelo qual os introns são excisados do RNA não processado e os exons unidos para formar um RNAm maduro depende de determinadas seqüências de nucleotídeos localizadas nos sítio aceptor (intron/exon) e no sítio doador



Última edição por Gil em Dom Out 04, 2009 5:16 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Álan Roger 1ºC
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 30
Localização : ...

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySeg Set 28, 2009 6:24 pm

Álan Roger nº 01

Mutações Gênicas:Mutações gênicas são mudanças repentinas que ocorrem nos genes, ou
seja, é o processo pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural.


Progeria:(do grego geras, "velhice") É uma doença genética da infância
extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento
prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.

Adrenoleucodistrofia:Também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma
doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que
afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter
recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta
fundamentalmente homens.

Minha Opiniao
:
Humn.. Doenças ate entaum ainda nao vi nenhuma boa Fórum - 1º ano C Icon_biggrin ,ainda mas essas doenças que tipo causam muito preconceito por causa de "sequelas", sem contar que como todo mundo disse ai em cima ^ "Elas sao devastadoras" ...

By:Lanzinho
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=16549167297241404
david brendon lima
Aluno
Aluno
david brendon lima


Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySeg Set 28, 2009 9:40 pm

DavIDbrendON..!!!________________________________________N°09

MUtaÇõeS genÉTiCaS

Mutações geneticas: Uma mutação é definida como qualquer alteração permanente do DNA. Pode ocorrer em qualquer célula, tanto em células da linhagem germinativa como em células somáticas. As mutações envolvem Mutações Cromossômicas (quebra ou rearranjo dos cromossomos) e Mutações Gênicas.

Progeria: A progeria é uma doença genética rara (uma criança em 4 milhões), ainda sem cura. As crianças com progeria envelhecem entre cinco e dez vezes mais rápido do que o normal.

Alzheimer: A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

ComenTÀRiO: Essas doenças sao muitos ForTEs e parece ser muITo dificil de se trAtar...è dificil!
Ir para o topo Ir para baixo
Victória Marques Chaves
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 30
Localização : Luziânia-GO

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyTer Set 29, 2009 1:41 pm

Mutações Gênicas

As mutações gênicas ocorrem por causa de uma substituição incorreta de uma base nitrogenada. Essas modificações genéticas acidentais, causam alterações nas características do organismo, podendo ou não ser prejudiciais.
Sendo prejudiciais, essas causam doenças como:

- A doença de Alzheimer: com manifestação em adultos, provocando senilidade precoce, diz-se ter várias causas, uma delas é a anomalia gênica no cromossomo 21. Que leva à degeneração do sistema nervoso central. De início há perda progressiva de memória. Termina com uma profunda devastação do cérebro, levando o ser à óbito.
-A síndrome de Down: é o resultado de trissomia do cromossomo 21. Pessoas com Down têm deficiência mental, baixa estatura, problemas cardíacos e presença de pregas palpebrais que lhes dão o aspecto de orientais.
- A síndrome de Klinefelter: acontece quando o cariótipo masculino apresenta um x a mais. Esse provoca malformação dos órgãos sexuais e esterelidade.

Esses são apenas alguns de muitos casos de anomalia gênica.

Agradeço a oportunidade! Fórum - 1º ano C Icon_king
Ir para o topo Ir para baixo
junio
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 29

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyTer Set 29, 2009 6:27 pm

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, conseqüentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

Quando ocorre por adição ou subtração (mutações deletérias) de bases, altera o código genético, definindo uma nova seqüência de bases, que conseqüentemente poderá alterar o tipo de aminoácido incluído na cadeia protéica, tendo a proteína outra função ou mesmo inativação da expressão fenotípica.

Por substituição, ocorre devido à troca de uma base nitrogenada purina (adenina e guanina) por outra purina, ou de uma pirimidina (citosina e timina) por outra pirimidina, sendo esse processo denominado de transição e a substituição de uma purina por uma pirimidina, ou vice-versa, denominada de transversão.
Ir para o topo Ir para baixo
Dayane Martins
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySex Out 02, 2009 8:46 pm

Realmente essas doenças são devastadoras,mas não devemos ter nenhum tipo de preconceito,pois essas pessoas devem receber no minimo RESPEITO,porque são guerreras,lutadoras,pois acordam todo dia com uma nova semente de esperança;O que tenho a dizer para essas pessoas que são portadoras dessas doenças,que elas são verdadeiramente exemplo de superação & fé!

~~> adorei participar desse forum,pois aprendi muito sobre esse tipo de doença,que até em tão desconhecia sua origem!

Fórum - 1º ano C Icon_exclaim
Ir para o topo Ir para baixo
esther mendes
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySáb Out 03, 2009 1:34 pm

aluna: ESTHER MENDES CAVALCANTE

número: 17 turma: 1° C.

OBS: PESQUISA REALIZADA PELAS FONTES:

Biologia-volume único/ Sonia Lopes, Sérgio Rosso,-1° edição- SP: Saraiva,2005. pgs 112, 118, 123, 124, 136.

Biologia-volume único/Sonia Lopes, Sérgio Rosso,-1° edição- SP: Saraiva,2005. manual do professor, unidade 2 cap. 07.

mini Aurélio/ Arélio Buarque, Holanda Ferreira,- 4° edição- RJ: Nova Fronteira, 2000.

minha genitora.

MUTAÇÕES GÊNICAS:


Mutação que ocorre na estrutura do(s) gene(s) durante sua divisão - meiose - ou duplicação - mitose-, fazendo com que os mesmos deixem de executar determinadas funções. Essas mutações podem alterar a aparencia física de uma pessoa, ou mental ou pode acontecer de isso não alterar a aparencia nem a capacidade mental de alguma pessoa. As consequencias dessas mutações podem aparecer antes do nacimento do bêbê ou até mesmo anos depois - ou não aparecer. A ciência já descobriu diversas doenças causadas pela mutação gênica, e já conseguiu elaborar diversos tratamentos - não a cura -, porém, há diversas doenças que podem vir, pois como disse anteriormente a mutação altera a estrutura do genes, e isso faz com que haja novos tipos de genes.
DOENÇAS PROVOCADAS PELA MUTAÇÃO GÊNICA:


MAL DE ALZHEIMER: É uma degeneração do sintema nervoso central, leva a perda progressiva de memória, a incapacidade de pensar , memorizar, altera a fala e comportamento, pode fazer com que a pessoa esqueça de seus familiares mais próximos ou até mesmo de quem ela é. Sua manifestação ocorre em adultos, provocando senilidade - caduquice - precoce; e leva o indivíduo a morte.

PROGERIA: Também conhecida como síndrome de Hutchinson-Gilford. Manifesta-se em crianças, faz com que a criança tenha envelhecimento precoce, a aparencia e doenças de um idoso. É uma doença letal. Um de seus casos foi registrado no filme "O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON", que levou o filme a ser vencedor de 3 oscar.

ADRENOLEUCODISTROFIA: Exintem vária formas diferentes da doença. Essa mutação impede o organismo de metabolizar certos tipos de lipídios, o que leva o indivíduo a ter uma doença neurológica que pode causar a morte.

ALBINISMO: É causado pela falta de melanina - substância que dá a pigmentação da pele, cabelo, irís. - no cormpo humano. A falta de melanina no indivíduo pode ser em parte, ou totalmente. As principais características dessa mutação é a pele esbranquiçada, olhos vermelhos, cabelos brancos. O indivíduo que nasce com essa característica evita sair ao sol, porque, irrita a pele deixando feridas, além da claridade "machucar" os olhos.

CÂNCER: O câncer pode ser causado por uma mutação gênica ou pode ser viral, além de poder ser hereditário - depende do tipo de cancer. Ele acontece quando uma célula não é capaz de regular sua divisão, fazendo com que as mesmas multipliquem-se sem parar. Com isso, crescem sobre outras células formando massas celulares - que são os tumores malignos. Elas se difundem pelos vasol linfáticos atingem outras partes do corpo: é a chamada metáfase.

SÍNDROME DE DOWN: Também conhecida como mongolismo. O indivíduo possui 1 cromossomo a mais no par 21. Essa trissomia deixa claro alguns sinais como: cabeça pequena, face achatada, olhos com os cantos externos puxados, coeficiente intelectual baixo, entre outras.

SÍNDROME DE EDWARDS: Os indivíduos possui um cromossomo a mais no par 18. Além de sobreviver até cerca de 1 ano de idade nascem a cabeça pequena e estreita, olhos afastados, boca e queixo pequenos, pés deformados, problemas no coração, nos rins e no genital.

Existem também outras doenças causadas por mutações gênicas como: Síndrome de Turner -ausência de 1 cromossomo sexual. Síndrome de Klinefelter -um total de 47 cromossomos, dentre eles 2X e 1Y. Síndrome de Patau - trissomia do 13. Oftamoplegia Crônica Progressiva - paralisia dos músculos dos olhos. Distonia - movimentos anormais e rigidez musculares. Síndrome de Leigh - perda progressiva da habilidade motora e verbal; é letal na infância. Atrofia Óptica de Leber - perda temporária ou permanente da visão. E diversas outras doenças conhecidas, desconhedas e que podem vir a existir.
COMENTÁRIO:


A ciência tem evoluído bastante nas últimas décadas, por isso, creio eu que há de chegar o dia em que a ciência descobrirá a cura para essas doenças, ou até mesmo uma maneira de evita-las. Mas infelizmente ainda não descobriu a cura para essas doenças, e enquanto isso diversas pessoas estão sofrendo pelo mundo a fora. Existe pessoas que até conseguem levar uma "vida normal", mas, há outras pessoas que desistem de lutar pela vida, e isso mesmo em casos onde as expectativas de vida são favoráveis; já ouve casos onde pessoas chegam ao suicídio. Infelizmente também temos um outro tipo de deficiência! a deficiência de caráter... Pessoas que não se contentam e ver outras sofrendo por esse - ou outro - motivo, e ainda fazem "piadas" da dificuldade alheia, e eu acho que essa é a pior deficiência que existe...Pois se você não quer ajudar, não atrapalhe pois um pequeno ato, um comemtário infeliz pode fazer com que esta pessoa venha a fazer algo para/com ela ou para/com outras pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Layane Araújo
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/09/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySáb Out 03, 2009 5:37 pm

O cariotipo nos permite saber qual o numero e qual a forma dos cromossomos de uma especie e estabelecer o seu padrão normal.Alterações desse tipo trazem serios problemas para os individuos,que passam a apresentar anomalias que ocorrem em geral, erros na meiose,Essas alterações são chamadas de mutações geneticas e são responsaveis por diversas doenças,inclusive no homem.Tenho como exemplo a Sindrome de Klinefelter que durante a meiose nao houve disjunção de cromossomos,é do sexo masculino e suas consequencia são ser estéreis e com testiculos pequenos;em alguns casos apresentam mamas evidentes.vivem normalmente,O Daltonismo,doença que impossibilita ao individuo distinguir cores como o vermelho e o verde,os homens daltonicos na populção é maior que a de mulheres daltonicas porque o gene da mulher precisar estar em dose dupla na região não-homologa,ja homem,uma vez presente o daltonismo se manisfesta,Existe também mutações cromossomicas autossônicas como a Sindrome de Dawn,eles possuem um cromossomo a mais no par 21,os sinas clinicos são: cabeça pequena,com a face achatada,olhos com os cantos externos puxados para cima,E entre outras mutações ja citadas pelos meus amigos de classe como Albinismo,Cancer,Mal de ALZHEIMER.

Concordo com a Dayane não devemos ter nenhum tipo de preconceito com essas pessoas que sofrem esses tipos de doenças, porque realmente são guerreiras e lutadores, me coloco no lugar delas, pois não sei como reagiria por saber que sou “diferente” de todos,e temos que respeitar diferentemente de quem seja.

Fórum - 1º ano C Icon_smile
Ir para o topo Ir para baixo
Syssah
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/10/2009
Idade : 32

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySáb Out 03, 2009 7:38 pm

MUTAÇÕES
As mutaçoes estao divididas em três tipos:

Mutaçoes genéticas: sao mudanças q ocorrem no genes.pode se definir por qualquer alteraçao permanente do DNA.

Mutaçoes germinativas: sao a causa de doenças hereditarias,elas afetam o ovulo ou espermatozoides,afetando assim todas as geraçoes seguintes.

Mutaçoes somáticas ou degenerativas: e um acumolo de células no decorrer do tempo e nao e transmitida aos os descendentes.

*******agora vou falar um pouco das doenças citadas no livro******

progeria:pode ser chamada também de síndrome de Hutchenson-Gilford,é uma doença muito rara que pode acontecer na infância,caracteriza-se por um envelhecimento acelerado.
Uma criança que tem essa doença tem uma espectativa de vida media de 14anos as meninas e 16 os meninos.
A morte precoce é causada por "aterosclerose"(doença crônica-degenerativa que leva à obstruçã´das artérias,pode causar danos a órgãos importantes levando assim a morte).
As principais caracteristicas da progeria é a perda de cabelo e gordura subcutânea,artrose,perda dos dentes,face estreita,puberdade tardia.
a doença ainda nao tem cura e nenhum diagnóstico.


mal de alzheimer: A doença de Alzheimer
é uma doença degenerativa ou somática, que atinge o cérebro
causando:diminuição ou perda da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento
e alterações comportamentais.

A doença de Alzheimer normalmente começa em idade avançada(em média de 60 anos de idade).Ocorre de maneira lenta e progressiva ela se inicia em um grupo de células responsáveis pela menória,mas q afeta todo o cérebro em torno de 10-12 anos com o evoluir da doença.
Os medicamentos usados no tratamento de alzheimer incluem:
Donepezila(Eranz ®️), Rivastrigmina (Exelon ®️), Tacrina (Tacrinal ®️) e Galantemina (Reminyl®️).
Até o momento não existe uma maneira de se previnir a doença.acredita-se que q o nivel educacional elevado possa ser um fator protetor.

adrenoleucodistrofia:define-se como um distúrbio hereditário do metabolismo dos ácidos graxos que afeta as glândulas adrenais,o sistema nervoso e orgão sexuais.É uma doença genética rara,afeta o cromossomo X sendo u,a herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitoda por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.
A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos
graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos)
na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do
cérebro, levando à destruição da bainha de mielina,que protege determinados neorônios
A a doença pode deixar
cego, surdo, paralítico, incapaz de
engolir e de se comunicar
o filme lorenzo´s oil "O óleo de lorenzo"
mostra uma história baseada em fatos reais de um garoto normal que aos oito anos de idade começou a ter diversos problemas de ordem mental, que são
diagnosticados como adrenoleucodistrofia (ADL).Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para a doença e começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na
esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oléico (C18:1) e ácido erúcico (C20:1).
Não existe terapia definitiva para a ALD até o
momento. No seu tratamento.uma boa alimentação rica em AGCML (espinafre,queijo
e carne vermelha) devem fazer parte da dieta.

Fórum - 1º ano C Icon_biggrin

***é isso ai pessoas,esse trabalho eu fiz com pesquisas a vários sites , livros de medicina e perguntei a amigos.***
demorei mas ta ai prontinho
Fórum - 1º ano C Icon_cheers uffa termineii Fórum - 1º ano C Icon_sad

Silvia Clara S. Alves............................................36
1ºC
Fórum - 1º ano C Suspect


Última edição por Syssah em Sáb Out 03, 2009 7:41 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda
Aluno
Aluno
Amanda


Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyDom Out 04, 2009 11:19 am

Aluna: Amanda Sousa Nº:02 Série/Turma:1º C

Mutações Gênicas:

Cada espécie existente, seja ela vegetal ou animal, possui um conteúdo cromossômico responsável pela hereditariedade das características próprias do tipo de organismo estudado. Estes conteúdos chamam-se genomas e dão a cada espécie um número característico de cromossomos. A espécie humana tem seu genoma distribuído em 46 cromossomos, sendo 44 destes autossomos e 2 sexuais. Às vezes, podem ocorrer acidentes ambientais ou biológicos, que ocasionam irregularidades na divisão celular, atingindo os cromossomos interfásicos, de modo que pode haver alterações no genoma do indivíduo. Alterações que afetam a estrutura molecular do DNA são chamadas de mutações genéticas ou mutações gênicas.

Algumas Doenças devido ás mutações genéticas:

Progeria:

Progeria ou síndrome de Hutchinson-Gilford, é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal.Uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. A morte precoce é causada por aterosclerose.Essa doença acomete 1 entre 8 milhões de recém nascidos e a inteligência dos bebês não é afetada. A doença ainda não tem cura!

Mal de Alzheimer:

O Mal de Alzheimer deteriora algumas regiões do cérebro, que alteram o comportamento físico, mental, a linguagem, entre outros, levando a demência. Atinge pessoas a partir dos 50 anos de idade, mais comum depois dos 60. Ainda não se descobriu a cura! Doença que prejudica a relação de sociabilização da pessoa, tanto da sociedade com a pessoa e vice-versa, pois o Alzheimer leva ao esquecimento de familiares, hábitos, lugares, entre outros. Com o avanço da doença a pessoa torna-se dependente como um bebê.


Adrenoleucodistrofia:
Distúrbio hereditário do metabolismo dos ácidos graxos que afeta as glândulas adrenais, o sistema nervoso e os testículos. A adrenoleucodistrofia é transmitida como um característica ligada ao cromossomo X, e acredita-se que sua incidência seja ligeiramente superior a 1 em cada 100.000 pessoas. O defeito metabólico é o acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa no sistema nervoso, nas glândulas adrenais e nos testículos, onde o material acumulado interrompe a atividade normal. Existem várias formas diferentes da doença. A mais grave é a forma cerebral infantil, que aparece em meio à infância. As demais formas aparecem durante a adolescência. Aproximadamente um terço das pessoas afetadas desenvolve sintomas neurológicos, enquanto todas desenvolvem uma função adrenal anormal.

Além dessas existem muitas outras mutações genéticas como: O câncer, o albinismo, a síndrome de down, a síndrome de Edwards e etc.
Ir para o topo Ir para baixo
lenes
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/10/2009

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptyDom Out 04, 2009 1:26 pm

Lenes................................................................................1°C

mutações geneticas:Cada espécie existente, seja ela animal ou vegetal, possui um conteúdo cromossômico que é responsável pela hereditariedade das características próprias do tipo de organismo estudado. Estes conteúdos chamam-se genomas e dão a cada espécie um número característico de cromossomos. A espécie humana tem seu genoma distribuído em 46 cromossomos, sendo 44 destes autossomos e 2 sexuais.
Às vezes, porém, podem ocorrer acidentes ambientais ou biológicos, que ocasionam irregularidades na divisão celular, atingindo os cromossomos interfásicos, de modo que pode haver alterações no genoma do indivíduo. Alterações que afetam a estrutura molecular do DNA são chamadas de mutaçõesde ponto ou mutações pontuais.

Progeria:Progeria: é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.A forma mais severa desta doença é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford nomeada assim em honra de Jonathan Hutchinson, que foi o primeiro em descrevê-la em 1886 e de Hastings Gilford que realizou diferentes estudos a respeito de seu desenvolvimento e características em 1904.
DOENÇA DE ALZHEIMER


Sinônimos e Nomes Populares:

demência; esclerose; caduquice

O que é?

A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

Ir para o topo Ir para baixo
Wylgnher
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 29

Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C EmptySeg Out 05, 2009 6:06 pm

Guydo Wylgnher. Nº: 20 1º ANO "C"

MUTAÇÕES GÊNICAS

São mutações gênicas aquelas em que apenas um loco gênico é afetado. Podem envolver, por exemplo, alterações na sequência de nucleotídeos do DNA, capazes de modificar a proteína codificada. Assim, novos alelos surgem de alelos preexistentes.
Na maioria das vezes, as mutações gênicas são prejudiciais.

PROGERIA

Também chamada de síndrome de Hutchinson-Gilford, é uma doença que atinge uma pessoa na fase da infância, provocando um rápido envelhecimento de sua aparência.
As consequências de quem adquire essa doença são:

  • Baixa estatura
  • Pele seca e enrugada
  • Calvície prematura
  • Cabelos brancos na infância
  • Olhos proeminentes
  • Crânio de grande tamanho
  • Veias cranianas salientes
  • Ausência de sobrancelhas e pestanas
  • Nariz grande e com forma de bico
  • Problemas cardíacos
  • Peito estreito, com costelas marcadas
  • Extremidades finas e esqueléticas
  • Estreitamento das artérias coronárias
  • Articulações grandes e rígidas
  • Manchas na pele semelhantes às da velhice por mau metabolismo da melanina
  • Presença de doenças degenerativas como a artrite, próprias da velhice
  • Morte natural ocorre até aos 20 anos.


DOENÇA DE ALZHEIMER

Mais conhecida como "mal de alzheimer", é a forma mais comum de demência(quando uma pessoa que teve seu desenvolvimento intelectual normal, perde ou diminui sua capacidade cognitiva). Geralmente, essa doença afeta pessoas acima de 65 anos, mas, também é possível que pessoas mais novas adquiram essa doença.

ADRENOLEUCODISTROFIA


A adrenoleucodistrofia, também conhecida como ALD(ADRENOLEUCODISTROFIA),é uma doença neurodegenerativa hereditária sócia ao cromossomo X. Afeta principalmente os homens é transmitida por mulheres portadoras.
Os sintomas dessa doença são:

• Retardo
•disfunção adrenal
•deterioração neurológica
•degeneração retinal
•convulsões
•hipertrofia do fígado
•anomalias faciais
•músculos fracos.
Até o momento não existe uma cura definitiva para a ALD. No seu tratamento, alimentos como espinafre, queijo e carne vermelha, devem ser restringidos na dieta. Segundo estudos, a dieta baseada no “azeite ou óleo de Lorenzo(composição obtida através da mistura de ácido erúcico e ácido oléico.)" tem obtido sucesso, principalmente quando administrada antes do aparecimento dos sintomas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fórum - 1º ano C Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano C   Fórum - 1º ano C Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fórum - 1º ano C
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fórum - 1º ano D
» Fórum - 1º ano E
» Fórum - 1º ano F
» Fórum - 1º ano G
» Fórum - 3º ano A

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CED07deTaguatinga :: Forum Educacional :: Biologia-
Ir para: