CED07deTaguatinga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CED07deTaguatinga

Forum Educacional
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Fórum - 1º ano E

Ir para baixo 
+15
Biiaziinha
Stephany Luany
Vinicius_
Thiago Lustosa
Thuane Chrystina
Bianca Lima
Dessa
asfak
Thais Gomes
marcoscirilo
rodrigopg
Ruaan
Felipe
Igor
Gasparina
19 participantes
AutorMensagem
Gasparina
Moderadores
Moderadores



Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/08/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySáb Set 12, 2009 10:05 pm

Sejam bem-vindos ao Fórum de Biologia do Centro Educacional 07 de Taguatinga. Bons estudos! Fórum - 1º ano E Icon_biggrin


Atividade Avaliativa.

Valor: 2 pontos.

Período: 12/09/2009 a 27/09/2009.


Procure mais informações a respeito das doenças comentadas no livro ( Biologia-volume único/ Sônia Lopes, Sérgio Rosso, -1. ed. -São Paulo: Saraiva, 2005, pág. 112) e de outras decorrentes de mutações gênicas e discuta sobre elas.
Ir para o topo Ir para baixo
Igor
Aluno
Aluno
Igor


Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 29
Localização : Taguatinga

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyQui Set 17, 2009 10:09 pm

A maioria das doenças decorrentes de mutações gêneticas são:Fórum - 1º ano E Icon_pale

A progeria, faz com que crianças de 8 ou 9 anos já tenham a aparência de uma pessoa idosa.

A doença de alzeimer, leva á degeneração do sistema nervoso.

A adrenoleucodistrofia, e uma mutação que incapacita o organismo de metabolizar certos tipos de lipídios,determinando uma doença neurológica degenerativa que pode levar o indivíduo a morte.

Ta ai minha colaboração. Fórum - 1º ano E Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Felipe
Aluno
Aluno
Felipe


Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 29
Localização : Taguatinga

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyTer Set 22, 2009 6:53 pm

Nome: Felipe Pinheiro nº: 15

Mutações gênicas




Progeria - é uma doença genetica da infância extremamente rara, caracterizada por um envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.

Doença de Alzheimer - é a forma mais comum de degeneração do sistema nervoso, esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal. Esta doença afecta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora o seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas do que esta idade. Em 2006 o número de portadores de Alzheimer diagnosticados era cerca de 26.6 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Adrenoleucodistrofia - também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.

Osteogénese - é uma doença dos ossos, com origem genetica, que torna os ossos mais quebradiços, com a falta da proteína necessária, o colagénio.


Última edição por Felipe em Dom Out 04, 2009 1:11 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ruaan
Aluno
Aluno
Ruaan


Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 29
Localização : Taguatinga

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyQui Set 24, 2009 8:52 am

Nome: Ruan César nº: 31


Mutações Gêneticas


Progeria - ( envelhecimento prematuro ), é uma doença genética da infância extremamente rara,caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relaçãoa taxa normal.A doença ainda não tem cura e não existe atualmente nenhum exame que certifique o diagnóstico de progeria

Doença de Alzheimer - é uma doença do cérebro, degenerativa do sistema nervoso, isto é,
que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65
anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,
memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no
comportamento.

Adrenoleucodistrofia - Distúrbio hereditário do metabolismo dos
ácidos graxos que afeta as glândulas adrenais, o sistema nervoso e os testículos.




[/center]
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigopg
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyQui Set 24, 2009 2:18 pm

nome:Rodrigo Pires Gonçalves nº 30




Mutações gênicas



PROGERIA:do grego geras, "velhice" é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.


DOENÇA DE ALZHEIMER:É uma doença degenerativa, até o momento incurável e terminal,inicialmente há perda progressiva da memória, e que piora depois, levando a pessoa a morte.A doença afeta adultos,provocando senilidade precoce antes dos 60 anos de idade.


ADRENOLEUCODISTROFIA:A adrenoleucodistrofia é uma das chamadas doenças raras. Trata-se de uma doença neurodegenerativa hereditária sócia ao cromossomo X.
Os afetados apresentam uma acumulação, tanto nos tecidos como nos líquidos corporais, de ácidos gordurosos saturados de corrente longa.
Ir para o topo Ir para baixo
marcoscirilo
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/09/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyQui Set 24, 2009 8:24 pm

 


A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva que atinge o sistema nervoso central prejudicando as funções intelectuais do cérebro (memória, raciocínio, orientação, etc.).


 


Progeria  ou síndrome de Hutchinson-Gilford, é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal.


Uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. A morte precoce é causada por aterosclerose.


 


ADRENOLEUCODISTROFIA:Transtorno recessivo ligado ao cromossomo x, caracterizado pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa nos lisossomos do córtex supra-renal e da substância branca do sistema nervoso central. Este transtorno ocorre quase exclusivamente em machos. Entre os sinais clínicos estão o início de ataxia (na infância), manifestações neurocomportamentais, hiperpigmentação, insuficiência adrenal, ATAQUES, espasticidade muscular E demência. A forma adulta de lenta progressão é denominada adrenomieloneuropatia. O gene defeituoso ABCD1 localiza-se no Xq28 e codifica a proteína adrenoleucodistrófica.


 


Marcos 1"E"   n° 26

Ir para o topo Ir para baixo
Thais Gomes
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyQui Set 24, 2009 11:08 pm

Mutações gênicas



Progeria: É causada por um único minúsculo defeito no código genético da criança, mas tem efeitos devastadores para a vida dela. Uma criança nascida com esta doença tem a expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.
A crianças com progéria, desde a primeira idade seus corpos aceleram o processo normal de envelhecimento, eles sofrem terríveis sintomas, As vítimas de progeria nascem bebê normais mas, por volta dos 18 meses, começam a desenvolver sintomas de envelhecimento precoce. As principais características clínicas e radiológicas incluem a queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausente, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos , osteoporose entre outras. A inteligência não é afetada. Normalmente a morte precoce é causada por aterosclerose. Progeria é uma doença genética rara (uma criança em 4 milhões), Não há cura, e sua causa confirmada ainda é desconhecida. Atualmente, cientistas franceses e norte-americanos descobriram que a doença está ligada a um gene que controla a estrutura do núcleo das células. Neste caso as pesquisas estão avançando para uma provável cura da doença . Somente 48 pessoas vivem com esta doença no mundo.

Doença de Alzheimer: A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados. É uma doença muito relacionada com a idade, afectando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os 15 anos .As causas não são bem claras ainda mais No entanto, é aceite pela comunidade científica que se trata de uma doença geneticamente determinada, embora não seja necessariamente hereditária. Isto é, não implica que se transmita entre familiares, nomeadamente de pais para filhos. Não há nenhum exame que permita diagnosticar, de modo inquestionável, a doença. A única forma de o fazer é examinando o tecido cerebral obtido por uma biopsia ou necrópsia. À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as actividades elementares do quotidiano, como alimentação, higiene, vestuário, etc


Adrenoleucodistrofia: A adrenoleucodistrofia é uma das chamadas doenças raras. Trata-se de uma doença neurodegenerativa hereditária sócia ao cromossomo X. Os afetados apresentam uma acumulação, tanto nos tecidos como nos líquidos corporais, de ácidos gordurosos saturados de corrente longa. Caracteriza-se por uma degeneração progressiva da crosta suprarrenal o que dá lugar a uma insuficiência suprarrenal. Ademais afeta à mielina, a capa que cobre e protege os componentes do sistema nervoso.Segundo a idade de aparição existem três tipos: neonatal, infantil e de adulto. A infantil é a mais frequente. Inclusive numa família se podem apresentar diferentes fenótipos da doença. Os tratamentos para esta doença são complicados ou insuficientes para sua total cura. Conhecido é o azeite de Lorenzo, desenvolvido pelo pai de um menino afetado pela adrenoleucodistrofia. Consiste em introduzir na dieta dos afetados um composto de azeites. Outro dos tratamentos, o transplante de medula óssea, é o mais eficaz ainda que os especialistas consideram do que é conveniente considerar esta possibilidade com precaução. A indicação é para meninos com afectação cerebral significativa mas leve. Os tratamentos com terapia genética se estão estudando.


Nome: Thais Gomes Serie / Turma: 1ºE36
Ir para o topo Ir para baixo
asfak
Aluno
Aluno
asfak


Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 30
Localização : Taguatinga

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyTer Set 29, 2009 2:21 pm

Mutações Gênicas


Esquizofrênicos apresentam um grande número de raras mutações genéticas que interrompem o desenvolvimento cerebral. Estas mutações afetam os genes que regulam o funcionamento do cérebro, consistem na supressão ou na duplicação de cadeias de DNA e diferem segundo os doentes, sendo que as marcas genéticas da doença são diferentes entre si e únicas para cada doente.

A progeria é uma doença genética rara ainda sem cura. As crianças com progeria envelhecem entre cinco e dez vezes mais rápido do que o normal. Elas perdem os cabelos, ganham rugas na pele, e chegam a morrer por causa de arteriosclerose ainda na adolescência.

Arteriosclerose é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espessamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica.

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva que atinge o sistema nervoso central prejudicando as funções intelectuais do cérebro (memória, raciocínio, orientação, etc.)

A adrenoleucodistrofia, também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.

Nome: Lucas da Paz de Araujo nº: 23
Ir para o topo Ir para baixo
Dessa
Aluno
Aluno
Dessa


Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 29

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyQua Set 30, 2009 7:36 pm

Mutações Gênicas

Progeria: é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal, uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.

Adrenoleucodistrofia: É transmitida como um característica ligada ao cromossoma X, e acredita-se que sua incidência seja ligeiramente superior a 1 em cada 100.000 pessoas. O defeito metabólico é o acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa no sistema nervoso, nas glândulas adrenais e nos testículos, onde o material acumulado interrompe a atividade normal. Existem várias formas diferentes da doença. A mais grave é a forma cerebral infantil, que aparece em meio à infância. As demais formas aparecem durante a adolescência. Aproximadamente um terço das pessoas afetadas desenvolve sintomas neurológicos, enquanto todas desenvolvem uma função adrenal anormal.

Doença de Alzheimer: É uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

Arteriosclerose: É uma doença crónica, de desenvolvimento lento e progressivo, caracterizada pela falta de flexibilidade das artérias resultante do espessamento e endurecimento das paredes em determinadas zonas do corpo. É mais frequente nos homens e idosos.



Nome : Andressa Geovana :01
Ir para o topo Ir para baixo
Bianca Lima
Aluno
Aluno
Bianca Lima


Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySex Out 02, 2009 3:06 pm

Nome:Bianca Lima Gomes da Silva n*:05


MUTAÇÕES GÊNICAS

Alteram a sequência de nucleótidos do DNA, por substituição, adição ou remoção de bases. Podem conduzir à modificação da molécula de RNAm que é transcrita a partir do DNA e, consequentemente, à alteração da proteína produzida, o que tem, geralmente, efeitos no fenótipo.

TIPOS DE MUTAÇÕES GÊNICAS


Progeria:
Éuma anomalia extremamente rara, e incrivelmente curiosa. Trata-se de uma doença genética que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Assim, uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.


Adrenoleucodistrofia:
A adrenoleucodistrofia, também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.


Alzheimer:
É uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes.


Arteriosclerose:
É a situação médica na qual existe o endurecimento e espessamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica. É quase universal na velhice e predominantemente no sexo masculino, já que as mulheres desviam suas gorduras sangüíneas para a produção de estrogênio.

Ir para o topo Ir para baixo
Thuane Chrystina
Aluno
Aluno
Thuane Chrystina


Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/10/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySex Out 02, 2009 4:39 pm

Fórum - 1º ano E Icon_flower Aluna: Thuane Chrystina de Sousa Castro nº 38

Mutações Gênicas: Alteram a sequência de nucleótidos do DNA, por substituição, adição ou remoção de bases. Podem conduzir à modificação da molécula de RNAm que é transcrita a partir do DNA e, consequentemente, à alteração da proteína produzida, o que tem, geralmente, efeitos no fenótipo.

Progeria: É uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.A forma mais severa desta doença é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford nomeada assim em honra de Jonathan Hutchinson, que foi o primeiro em descrevê-la .

Adrenoleucodistrofia: A adrenoleucodistrofia, também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.

Alzheimer: O mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal, foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Esta doença afecta geralmente pessoas acima dos 65 anos , embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas.

Arteriosclerose: é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espessamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica. É quase universal na velhice e predominantemente no sexo masculino, já que as mulheres desviam suas gorduras sangüíneas para a produção de estrogênio. Ele é a principal causa de morte no mundo ocidental .

Fórum - 1º ano E Icon_sunny
Ir para o topo Ir para baixo
Thuane Chrystina
Aluno
Aluno
Thuane Chrystina


Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/10/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySex Out 02, 2009 5:04 pm

Fórum - 1º ano E Icon_flower Aluna: THuane Chrystina de Sousa Castro nº 38

Mutações Gênicas: Alteram a sequência de nucleótidos do DNA, por substituição, adição ou remoção de bases. Podem conduzir à modificação da molécula de RNAm que é transcrita a partir do DNA e, consequentemente, à alteração da proteína produzida, o que tem, geralmente, efeitos no fenótipo.

Progeria: É uma doençagenética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.A forma mais severa desta doença é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford nomeada assim em honra de Jonathan Hutchinson, que foi o primeiro em descrevê-la em 1886 e de Hastings Gilford que realizou diferentes estudos a respeito de seu desenvolvimento e características em 1904.

Adrenoleucodistrofia: também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.


Alzheimer: O mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal, foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Esta doença afecta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas .

Arteriosclerose é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espessamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica. É quase universal na velhice e predominantemente no sexo masculino, já que as mulheres desviam suas gorduras sangüíneas para a produção de estrogênio. Ele é a principal causa de morte no mundo ocidental

Fórum - 1º ano E Icon_sunny

Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Lustosa
Aluno
Aluno
Thiago Lustosa


Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/10/2009
Idade : 32

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySáb Out 03, 2009 12:30 pm

Mutações Gênicas: Varias doenças humanas são causadas por alterações em genes,que deixaram de executar suas funçoes normais.Essas modificações acidentais do material genético são chamadas MUTAÇÕES GÊNICAS podem provocar alterações nas características do organismo.

Porgeria: manifesta-se em crianças com idade ao redor de 5 ou 6 anos, fazendo com que aos 8 ou 9 anos elas já tenham a aparência de uma pessoa idosa.è uma doença letal.As causas exatas da progeria não são bem reconhecidas,mas envolvem mutçoes gênicas.

Alzheimer: parece ter várias causas.uma delas está relacionada à mutção em certo gene do cromossomo 21, o que leva à degeneração domsistema nervoso central.

Adrenoleucodistrofilia: É uma doença causada por uma mutção em um gene do cromossomo X. Essa mutção incapacita o organismo de metabolizar certos tipos de lipídios (óleo), determinando uma doença neurológica degenerativa que pode levar o individuo a morte.



TA ai gata bjo0 Brasilia!! Fórum - 1º ano E Icon_queen

Thiago n°: 37

Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius_
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/09/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySáb Out 03, 2009 1:01 pm

Mutações gênicas

Progeria:é uma doença genética da infância que faz com que uma criança envelheça muito rápido fazendo com que ela aparente ser idosa.



Doença de Alzheimer:é uma doença degenerativa e progressiva que atinge o sistema nervoso central prejudicando as funções intelectuais do cérebro (memória, raciocínio, orientação, etc.)
A doença de Alzheimer normalmente começa em idade avançada (geralmente depois dos 60 anos de idade) e raramente afeta pessoas abaixo dos 30 anos de idade.



adrenoleucodistrofia:também conhecida pelo acrônimoa ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.
Na ALD, a atividade anormal dos peroxissomos leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos de cadeia muito longa (AGCML) constituídos de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais. A conseqüência desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina, o revestimento dos axônios das células nervosas, afetando, assim, a transmissão de impulsos nervosos.

Nº 40 1º "E"
Ir para o topo Ir para baixo
Stephany Luany
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/10/2009
Idade : 30

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySáb Out 03, 2009 1:19 pm

Mutações Gênicas

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

Progeria: é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.A forma mais severa desta doença é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford.

Alzheimer: a doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes.

Adrenoleucodistrofia: também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.

Arteriosclerose: é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espessamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica. É quase universal na velhice e predominantemente no sexo masculino, já que as mulheres desviam suas gorduras sangüíneas para a produção de estrogênio. Ele é a principal causa de morte no mundo ocidental.


Aluna: Stephany Luany 33
Fórum - 1º ano E Herz Fórum - 1º ano E Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Biiaziinha
Aluno
Aluno
Biiaziinha


Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 31
Localização : M nOrte

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySáb Out 03, 2009 6:09 pm

Fórum - 1º ano E Icon_porc Nome:Bianca Silva de Farias Costa n:06 Fórum - 1º ano E Icon_porc



Mutaçõesnicas


Uma mutação é definida como qualquer alteração permanente do DNA. Pode ocorrer em qualquer célula, tanto em células da linhagem germinativa como em células somáticas. As mutações envolvem Mutações Cromossômicas (quebra ou rearranjo dos cromossomos) e Mutações Gênicas.



Progeria: é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. Estima-se que afeta um de cada 8 milhões de recém nascidos.

As principais característicaso a perda de cabelo, perda de gordura subcutânea e osteólise; artrose; baixa estatura ou nanismo; cabelo rarefeito ou ausente; clavícula ausente ou anormal; dificuldades na alimentação no lactente; envelhecimento prematuro; erupção tardia dos dentes; face estreita etc.


Alzheimer: A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.


Quais as causas da doença? (Alzheimer)
As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:



Adrenoleucodistrofia:, também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.

Causas, incidência e fatores de risco:(Adrenoleucodistrofia:,)
:A adrenoleucodistrofia é transmitida como um característica ligada ao cromossoma X, e acredita-se que sua incidência seja ligeiramente superior a 1 em cada 100.000 pessoas


A arteriosclerose: é o estreitamento ou endurecimento das artérias. As artérias são tubos que levam sangue e oxigênio ao coração, cérebro e outras partes do corpo. A arteriosclerose pode começar na infância e progredir lentamente, na medida em que a pessoa cresce. Em algumas pessoas esta doença pode progredir mais rapidamente. Normalmente esta doença ocorre em pessoas maiores de 45 anos e é mais comum em homens. Depois da menopausa, as mulheres têm o mesmo risco que os homens.





Bianca Silva Fórum - 1º ano E Icon_porc
Ir para o topo Ir para baixo
Michael
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptySáb Out 03, 2009 10:13 pm

Nome:Michael Christian Costa dos Reis N°:28 "1°E"


Mutações gênicas (são mudanças ocasionais que ocorrem nos
genes)
:

a) progeria (síndrome de Hutchinson-Gilford): é o
envelhecimento prematuro, o sinal inicial da doença aparece entre 5 ou 6 anos
de idade. É uma doença rara e letal, muitos chegam a morrer por causa de
arteriosclerose. O gene defeituoso ativa a produção de uma proteína imatura
similar à prelamina A.

b) doença de Alzheimeir: essa doença leva a degeneração do sistema
nervoso central, em que ocasiona na perda de memória e chegando afetar a
fala. Geralmente, tem inicio após os 65 anos. Não existe cura, mas há
tratamento que destina- se a controlar a doença.

c) Adrenoleucodistrofia
: é
uma doença que provoca distúrbio nos metabolismo dos ácidos graxos que afeta as
glândulas adrenais, o sistema nervoso e os testículos. Há o acumulo de ácidos
graxos de cadeia longa que resulta no acumulo do material, interrompendo a
atividade normal. Há vários tipos de formas; a forma cerebral infantil é a mais
grave. No filme "óleo de Lorenzo" conta a história do Lorenzo que tem
essa doença, sendo que a dele é a mais grave, a forma cerebral infantil, os
pais deles descobrem que o óleo obtido através da mistura de ácido
erúcico e ácido oléico amenizam os sintomas.

d) Albinismo: é uma doença genética que provoca perda parcial ou total
da pigmentação ou coloração da pele, olhos e cabelo. É uma mutação que afetam
as melanócitos, que são células responsáveis pela produção de melanina


e) Osteogênesis
imperfecta
(ossos de vidro): é a desordem gênica, que afeta a quantidade
e/ou a qualidade de colágeno nos ossos, o que resulta em fragilidade no osso. Perpetua
por toda a vida do indivíduo. Ainda não há cura.
Ir para o topo Ir para baixo
jefferson santana
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/09/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyDom Out 04, 2009 12:53 am

Nome: Jefferson Santana n°: 17

Progeria: É uma doença genética da infancia, caracterizada por um envelhecimento prematuro (estima-se que de cada 8 milhões de recém nascidos é afetado um).

Doença de Alzheimer: É uma degeneração do sistema nervoso, esta doença e incuravel e terminal. (esta doença afeta geralmente pessoas acima de 65 anos, embora seja possivel para pessoas mais novas).

Adrenoleucodistrofia: É uma doença genetica rara, e que afeta o cromossomo X (transmitida por mulheres portadoras e que afeta os homens).
Ir para o topo Ir para baixo
jefferson santana
Aluno
Aluno



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/09/2009

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyDom Out 04, 2009 1:04 am

Nome: Jefferson Santana n°: 17
Mutações Gênicas

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja é o processo pelo qual um gene sofre uma mudança.

Progeria: É uma doença genética da infancia, caracterizada por um envelhecimento prematuro (estima-se que de cada 8 milhões de recém nascidos é afetado um).

Doença de Alzheimer: É uma degeneração do sistema nervoso, esta doença e incuravel e terminal. (esta doença afeta geralmente pessoas acima de 65 anos, embora seja possivel para pessoas mais novas).

Adrenoleucodistrofia: É uma doença genética rara, e que afeta o cromossomo X (transmitida por mulheres portadoras e que afeta os homens).

Osteogénese imperfeita: É uma doença genética dos ossos. Ocorre quando a pessoa nasce sem a proteína necessária, o colagénio. Isto resulta na facilidade de se quebrar os ossos.
Ir para o topo Ir para baixo
thais camilla ferreira 1E
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : brasilia

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyDom Out 04, 2009 5:36 pm

Mutação genetica" opinião";
Mutação é qualquer alteração na seqüência original de uma molécula de DNA. Há vários tipos de mutação:
desaminação: a base nitrogenada perde um radical amino (NH2) e liga-se erradamente com seu par.
perda de base: a base é perdida durante uma duplicação do DNA; a perda mais comum é a de purinas: 5000 por célula por dia.
dimerização de pirimidinas: a luz UV (ultravioleta) provoca ligações erradas entre duas pirimidinas (geralmente T) vizinhas. Essa mutação é corrigida por uma enzima de reparo que é ativada pela luz normal, visível. Esse tipo de mutação é a causa da UV provocar câncer de pele; afinal, o câncer sempre origina-se de um defeito no material genético de uma célula.
intercalação de agentes mutagênicos (cancerígenos) no DNA
agentes físicos: além da UV, também os raios X, alfa, beta, gama, raios cósmicos e feixes de nêutrons são perigosos em doses grandes; os efeitos dependem do total de radiação recebida, não importando o tempo: são doses aditivas.

Pesquisa
Em Biologia, mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos material genético de um organismo. Mutações podem ser causadas por erros de copia do material durante a [ divisão celular, por exposição a radiação
ultravioleta ou , mutagênicos químicos, ou vírus .A célula pode também causar mutações deliberadamente durante processos conhecidos como hipermutação. Em organismos multicelulares, as mutações podem ser divididas entre mutação de linhagem germinativa, que pode ser passada aos descendentes, e mutações somáticas, que não são transmitidas aos descendentes em animais. Em alguns casos, plantas podem transmitir mutações somáticas aos seus descendentes, de forma assexuada ou sexuada (em casos em que as gemas de flores se desenvolvam numa parte que sofreu mutação somática. Assim, essa classificação é pouco eficiente para plantas, se ajustando melhor a animais. Uma nova mutação que não foi herdada de nenhum dos pais é chamada de mutação de novo. A fonte da mutação não se relaciona com seus efeitos, apesar de seus efeitos estarem relacionados com quais células são afetadas pela mutação.
Mutações geram variações no conjunto de genes da população. Mutações desfavoráveis (ou deletérias) podem ter sua frequência reduzida na população por meio da seleção natural, enquanto mutações favoráveis (benéficas ou vantajosas) podem se acumular, resultando em mudanças evolutivas adaptativas. Por exemplo, uma borboleta pode produzir uma prole com novas mutações. A maioria dessas mutações não terá efeito. No entanto, uma delas pode mudar a cor dos descendentes desse indivíduo, tornando-os mais difíceis (ou fáceis) de serem vistos por predadores. Se essa mudança de cor for vantajosa, a chance dessa borboleta sobreviver e produzir sua própria prole será um pouco maior, e com o tempo o número de borboletas com essa mutação constituir formar uma maior proporção da população.
Mutações neutras são definidas como mutações cujos efeitos não influenciam a aptidão dos indivíduos. Essas mutações podem se acumular ao longo do tempo devido à deriva genética. Acredita-se que a imensa maioria das mutações não tem efeito significativo na aptidão dos organismos. Além disso, mecanismos de
reparo de DNA são capazes de corrigir a maior parte das mudanças antes que elas se tornem mutações permanentes, e muitos organismos têm mecanismos para eliminar células somáticas que sofreram mutações.
As mutações são consideradas o mecanismo que permite a ação da seleção natural, já que insere a variação genética sobre a qual ela irá agir, fornecendo as novas características vantajosas que sobrevivem e se multiplicam nas gerações subsequentes ou as características deletérias que desaparecem em organismos mais fracos.
Ir para o topo Ir para baixo
Tau
Aluno
Aluno



Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/10/2009
Idade : 29

Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E EmptyDom Out 04, 2009 7:01 pm

Nome: Tauanny Rayssa nº: 35


Mutações gênicas


Os esquizofrênicos
apresentam um grande número de raras mutações genéticas que interrompem
o desenvolvimento cerebral, segundo um estudo publicado na revista
Science. As pessoas que padecem desta grave doença mental tem três a
quatro vezes mais anomalias genéticas raras do que as pessoas sãs, e
estas mutações afetam os genes que regulam o funcionamento do cérebro.
Estas anomalias podem consistir na supressão ou na duplicação de
cadeias de DNA e diferem segundo os doentes, sendo que as marcas
geneticas da doença são diferentes entre si e únicas para cada doente.


A doença de Alzheimer
Acomete geralmente acima de 65 anos. Em cada paciente a doença de
Alzheimer apresenta-se de forma única mas existem pontos em comum, por
exemplo o sintoma primário mais comum é a perda de memória.



Progeria
É uma disfunção genética extremamente rara que origina o envelhecimento acelerado das células humanas.


Adrenoleucodistrofia
Éuma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofia, e que
afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter
recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.


Arteriosclerose
É a situação médica na qual existe o endurecimento e espessamento da
parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, costuma
provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão
arterial diastólica. É quase universal na velhice e predominantemente
no sexo masculino.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fórum - 1º ano E Empty
MensagemAssunto: Re: Fórum - 1º ano E   Fórum - 1º ano E Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fórum - 1º ano E
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fórum - 3º ano A
» Fórum - 1° ano
» Fórum - 3º ano B
» Fórum - 3 ano
» Fórum - 3º ano C

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CED07deTaguatinga :: Forum Educacional :: Biologia-
Ir para: