Didática
Mais importante que copiar e decorar é compreender
Um estudo do Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), feito entre 2005 e 2007 em escolas primárias de 11 países da América Latina, da Ásia e da África, revela que o Brasil é um dos líderes na utilização de métodos mecânicos. Conheça os números e a opinião de Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo.
91,6 % copiam conteúdo do quadro-negro*
"Copiar só tem sentido se o aluno participou da elaboração do material. Se a cópia for imposta pelo professor, é comum faltarem trechos."
64,2% recitam tabelas e fórmulas*
"Fórmula é ponto de chegada, não de partida. É preciso conhecer sua composição e como ela funciona para enxergar o valor agregado."
63,8% das classes repetem sentenças*
"O aluno precisa entender o que está errado em para mim fazer, por exemplo. Mesmo repetindo a sentença correta várias vezes, ele vai continuar falando errado no dia-a-dia."
* Em algumas ou na maioria das lições